Deputado Raimundinho da Saúde alerta para aumento dos casos de câncer de estômago no Acre

raimundinho1204116O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) disse na sessão desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que o número de registro de pacientes com câncer de estômago cresceu consideravelmente no Estado. De acordo com o parlamentar, a cada 15 exames de endoscopia realizados em pacientes nos hospitais, cinco dão positivo para a doença.

“Conversei com o cirurgião Davi e fiquei assustado com o que ouvi. Ele disse que há dois anos realizava duas cirurgias por mês de câncer de estômago, hoje ele faz duas por semana”, disse.

O deputado relatou que estudos realizados apontaram a farinha de mandioca como uma das causadoras do câncer de estômago. “Sabemos que vários fatores devem ser investigados, mas a verdade é que temos que saber o porquê do aumento dessa doença em nosso Estado. O médico Davi me disse que estudos emitiram um alerta vermelho para farinha de mandioca, ela teria um fungo que seria o causador do câncer no estômago. O caso deve ser mais bem investigado, não podemos fechar os olhos para o problema”, complementou.

Para concluir, Raimundinho da Saúde voltou a falar sobre a falta de medicamentos nas unidades de saúde do interior. Ele informou que a Comissão de Saúde da Aleac realizará audiência pública nas regiões do Alto Acre, Baixo Acre e Vale do Juruá com o objetivo de debater o assunto com os órgãos responsáveis.

“Faremos uma audiência pública no dia 2 de maio, em Rio Branco, com a presença do secretário municipal, para discutir esse assunto. Ainda no mês de maio realizaremos uma audiência pública nos municípios de Brasiléia e Cruzeiro do Sul. O objetivo é debater o tema com os promotores de saúde, secretários e prefeitos, pois temos que garantir que toda população fique assistida”, concluiu.

Mircléia Magalhães