Assembleia realiza audiência pública em Jordão para debater falta de energia e telefonia móvel

audpujord070416A Assembleia Legislativa do Estado do Acre, por meio da Comissão de Serviço Público, Trabalho, Segurança Pública e Municipalismo, realizou na última quinta-feira (7) uma audiência pública no município de Jordão para debater problemas no fornecimento de energia, da telefonia móvel e a rede de abastecimento de água da cidade. O deputado Jenilson Leite (PCdoB) foi o autor do requerimento para a realização da reunião.

Distante da capital do Estado cerca de 600 km, sendo o acesso à cidade apenas por meio fluvial ou aéreo, Jordão é um dos municípios mais isolados do Acre.

A audiência foi presidida pelo deputado Jenilson Leite, que é membro titular da Comissão. Ele destacou que os habitantes do município vêm sofrendo bastante com as constantes oscilações de energia e com a baixa qualidade do sinal da telefonia móvel. Segundo Jenilson, as frequentes queixas dos moradores o motivaram a solicitar a realização da audiência pública para debater junto com a população os problemas.

“A população de Jordão sofre muito com os problemas ocasionados pelas constantes quedas no fornecimento de energia e a oscilação também é muito grande, o que prejudica bastante os moradores. Outro problema sério é a falta de sinal telefonia móvel, os aparelhos ficam a maior parte do tempo fora do ar o que dificulta a vida das famílias de Jordão”, afirmou.

Samaria Sombra, moradora da localidade, falou expressando a insatisfação dos jordanenses, que além de sofrerem com a falta de energia e as oscilações, ainda convivem com os preços abusivos. Segundo ela, o talão de energia aumentou 400%.

Após as falas de integrantes da comunidade e dos órgãos responsáveis foi assumido o compromisso pelo representante do Programa Luz Para Todos de iniciar de imediato as obras de eletrificação rural, que levarão mais de 36 km de rede de energia para os trabalhadores rurais.

O representante da Eletrobras se comprometeu em melhorar o fornecimento de energia e fazer a expansão da rede até para o Bairro Novo onde hoje há problemas graves.

Por meio de um documento, a operadora de telefonia Claro se comprometeu de até agosto de 2016 instalar o serviço de internet 3G em um raio de 36 km na sede do município.

Foi criada uma comissão formada por representantes sindicais e membros dos órgãos governamentais para decidir por onde começará a instalação da rede de energia na zona rural, tendo como membros: Roberto Rodrigues (STR), e presidente da comissão: João Braz (Asareat), Regiane Correia (consumidores); Antônio Aurisérgio (Depasa), representante dos povos indígenas; Ronalda Saraiva (Pastoral da Criança); representante da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Esmael Martins (Eletrobras).

A audiência foi realizada no centro de florestania.

Fonte: assessoria do gabinete do deputado Jenilson Leite