Deputado Jenilson Leite destaca audiência pública em Jordão e comemora ações do Proser em municípios isolados

jenilson120416O deputado Jenilson Leite (PCdoB) destacou na sessão desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a audiência pública que foi realizada na semana passada no Jordão pela Comissão de Serviço Público, Trabalho, Segurança Pública e Municipalismo. O encontro, que contou com a presença de representantes do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Eletrobras e da empresa Claro, debateu problemas de iluminação pública, telefonia móvel e a rede de água potável daquele município.

Segundo o parlamentar, após o relato dos problemas enfrentados pela população daquela cidade, a Eletrobras anunciou as obras de eletrificação rural que levarão mais de 36 km de rede para os trabalhadores rurais. A operadora Claro também se comprometeu em instalar até o mês de agosto o serviço de internet 3G em um raio de 36 km no Jordão.

“A população do Jordão sofre muito com os problemas da energia, a oscilação é muito grande o que prejudica bastante os moradores. Fiquei feliz com o posicionamento da Eletrobras, após ouvir o relato da população, a empresa se comprometeu em iniciar de imediato as obras de eletrificação rural que levará mais de 36 km de rede para os trabalhadores rurais. O Depasa e a empresa Claro também garantiram que iriam resolver os problemas que afetam os moradores daquele município”, disse.

O deputado fez um agradecimento ao presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), que, de acordo com ele, não tem medido esforços para garantir os trabalhos das Comissões no interior do Estado. “Agradeço imensamente ao deputado Ney Amorim pelo apoio que ele tem dado a todas as Comissões. Ele tem se empenhado para garantir que os trabalhos desta Casa sejam realizados além desse plenário, para que o Parlamento chegue cada vez mais perto do povo”, ressaltou.

Jenilson Leite comemorou ainda o contrato de crédito de mais de R$ 500 milhões do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), celebrado entre o governo do Acre e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), semana passada, em Brasília.

De acordo com o deputado, o Proser investirá R$ 245,5 milhões em Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus, em obras de saneamento ambiental integrado voltadas para a distribuição de água, coleta e tratamento do esgoto, pavimentação, drenagem, coleta e destinação de lixo.

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) será o responsável pela execução dos principais serviços de saneamento, como a ampliação da rede de água e esgoto e pavimentação.

“Essas ações são uma demonstração de que as políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população dos municípios isolados têm crescido consideravelmente. Essa informação merece ser muito celebrada. Toda obra que é feita para assegurar as condições sanitárias necessárias à qualidade de vida da população dos municípios é bem-vinda”, afirmou.

Para concluir, o deputado apresentou um anteprojeto de Lei que “Dispõe sobre o reconhecimento da profissão de agente agroflorestal indígena no Estado do Acre. O anteprojeto, segundo o parlamentar, além de reconhecer a profissão visa também garantir a oferta de vagas em concurso público específico para a profissão, quando gerido pelo Estado do Acre.

“É válido ressaltar que com o devido reconhecimento da profissão no Estado do Acre, a categoria irá avançar, bem como a garantia da qualidade dos serviços prestados. Por isso espero contar com o apoio dos meus colegas parlamentares para aprovação desta matéria por sua relevância”, finalizou.

Mircléia Magalhães