loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique fala da necessidade da aquisição de próteses mamárias para mulheres vítimas de câncer

eliane070416A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) ressaltou na manhã desta quinta-feira (7), em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a necessidade da aquisição de próteses mamárias para atender o Hospital do Câncer, em Rio Branco. Ela citou o caso da jovem Francisca Monteiro, de 24 anos, que aguarda pela prótese para a correção de uma cirurgia.

“A fila de mulheres esperando por uma prótese é grande. Há mulheres aguardando há mais de ano. Eles me informaram que desde maio estão fazendo as licitações. Essas licitações são desertas, ninguém quer vender para o Estado. Agora eles estão fazendo a dispensa de licitação para adquirir essas próteses mamárias”, pontua.

Sinhasique argumentou que o atendimento nas unidades básicas de saúde não funciona a contento e isso tem retardado o tratamento de muitas doenças consideradas terminais, como é o caso do câncer. “Infelizmente, os atendimentos nas unidades básicas não funcionam como deveriam. Não conseguem dar vazão ao número de pessoas que buscam o exame para diagnóstico”, afirma.

Outro problema relacionado à Saúde levantado pela deputada é a questão do atendimento às crianças acometidas pelo câncer. Ela afirmou, com base no relato de uma médica oncologista pediatra, que no Estado é considerado como criança apenas pacientes com idade de 0 a 12 anos de idade. Entretanto, há um entendimento na pediatria que o atendimento deve ser feito até os 18 anos.

“A questão dos diagnósticos preocupa muito. A doutora Valéria, oncologista pediatra, disse que estamos com um problema sério. O Estado do Acre só considera criança pacientes com idade até 12 anos, mas para a pediatria é até 18 anos. E isso tem prejudicado o atendimento a esses pacientes, isso porque eles têm que ficar aguardando na fila dos adultos. E o câncer em crianças é avassalador”, salienta.

Na Explicação Pessoal, a peemedebista comentou o discurso do deputado Jonas Lima (PT). Disse que sempre deixou claro ser contrária a aliança entre o PMDB e PT para governar o país.

“Eu já fiz discurso aqui dizendo que essa deputada jamais concordou com esse governo que está aí. Não vou para a rua defender corrupto. Eu não defendo corrupto, nem ladrão. Quem tiver seus débitos que pague. O PMDB do Acre nunca foi favorável a essa coligação. Vibrei, sim, com a saída do PMDB da base da presidente Dilma”, concluiu.

José Pinheiro
Agência Aleac