loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Educação e SEE debatem implementação da lei que trata da temática política nas escolas

audpubcomedu050416A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Acre se reuniu na tarde desta terça-feira (5) com o secretário de Estado de Educação, Marco Brandão, e a equipe pedagógica da Secretaria, além de representantes do Conselho Estadual de Educação.

Na pauta, a discussão para implementar a lei 3.095, que dispõe sobre a inserção, como tema transversal, da temática “Política, politicagem e conscientização contra a corrupção”, no currículo escolar do ensino fundamental e médio nas escolas da rede pública e privada do Estado. A propositura é de autoria do deputado Jairo Carvalho (PSD).

O presidente da Comissão, deputado Daniel Zen (PT), afirmou que “a finalidade é a melhoria da aprendizagem dos nossos alunos”. Acrescentou, ainda, que a reunião visa encontrar a melhor forma de implementação da nova propositura. “A ideia é vermos de que forma essa natureza propositiva será implementada”, disse.

O autor da matéria, deputado Jairo Carvalho (PSD), parabenizou a Comissão de Educação e a Secretaria de Estado de Educação pela iniciativa de dialogar sobre o assunto, e acrescentou que a ideia é trabalhar a temática ainda nas primeiras séries.

“Devido a tanta corrupção, penso que temos que começar ainda com as nossas crianças, isso porque no futuro teremos eleitores conscientes que saberão diferenciar política de politicagem e dizer não a todas as formas de corrupção”, disse Carvalho.

Já o secretário Marco Brandão enfatizou que a temática deve estar despida de qualquer pensamento político-partidário. “Não podemos limitar as discussões apenas a esse momento vivido no país. Se nós pensarmos como elemento de formação política de uma sociedade democrática, nós teremos um ganho”, disse o gestor.

A representante do Conselho Estadual de Educação, Elizete Machado, seguiu a mesma linha de raciocínio de Marco Brandão. Disse que a temática já está inclusa no tema: Ética e cidadania. “Para darmos o devido valor a esse projeto é necessário deixarmos as ideologias partidárias de lado”, assegurou.

A deputada Leila Galvão (PT) também colaborou com a discussão. Para a parlamentar, que também é professora, a Comissão de Educação tem um papel fundamental no processo de discussão de temas educacionais. “Além desses mecanismos legais, é muito importante esse debate que tem o mesmo objetivo, que é atingir uma educação de qualidade”, disse ela.

Participaram das discussões, também, os deputados Eber Machado (PSDC), Antônio Pedro (DEM) e Chagas Romão (PMDB), além de representantes do Ministério Público Estadual, ligados à Promotoria de Educação.

José Pinheiro
Agência Aleac