loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Antônio Pedro parabeniza Xapuri pelos 111 anos de emancipação política

antoniop230316Durante a sessão desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Antônio Pedro (DEM) parabenizou o município de Xapuri pela passagem dos seus 111 anos de emancipação. Ele relatou um pouco da história da cidade e citou nomes ilustres, filhos de Xapuri.

“Quero parabenizar o meu município, Xapuri, que ontem comemorou mais um ano de existência. Em 1904 foi passado à Vila e em 1905 foi emancipado como município. Uma cidade pacata, conhecida como berço da Revolução Acreana, que tem muitos nomes que nos orgulham como o médico e ex-ministro Adib Jatene, Jarbas Passarinho, Armando Nogueira e Chico Mendes. O Francimar Bodão atualmente tem levado o nome de Xapuri a outros países”, disse o parlamentar.

O deputado disse que Xapuri tem sido esquecida pelas administrações municipais. “Hoje Xapuri está entregue ao nada. Apesar de Xapuri estar completando 111 anos não tem muito o que comemorar, porque os governantes deixaram a desejar. Não podemos nos desesperar, mas quem sabe um dia alguém olhe por aquela cidade”, completou.
Antônio Pedro comentou, ainda, a situação do SAMU em Xapuri. Disse que dos sete motoristas que haviam no município, apenas dois estão realizando os serviços, sobrecarregando o sistema.

“Naquela cidade havia sete motoristas do SAMU e hoje tem dois. Apenas dois para tirar plantão. Quando tinha sete trabalhava-se 24 por 72 horas. Agora são 24 por 48 horas. Já aconteceu acidente causado por excesso de carga horária. Estão forçando os dois motoristas a dar conta, colocando em risco a vida deles e a vida de quem eles transportam. As ambulâncias nem ar-condicionado têm”, denunciou.

O parlamentar pediu ao secretário Gemil Júnior que resolva a situação e sugeriu a convocação imediata dos aprovados no último concurso para a área. “Quero pedir ao nobre secretário da Saúde que resolva aquela situação. Tem várias pessoas concursadas e não convocam”, ressalta.

O democrata falou também sobre o ‘sentimento de insegurança’ vivido no Acre. Ele cobrou explicações do secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias, sobre o assunto.

“O secretário tem que vir a esta Assembleia explicar para a sociedade as ações que estão sendo desenvolvidas. Não podemos viver sem segurança. A insegurança tomou conta do nosso Estado, dos nossos municípios”, pontua.

José Pinheiro
Agência Aleac