loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique comenta sobre realidade do Comércio e pede desoneração de impostos

ElianeA deputada Eliane Sinhasique (PMDB) comentou na sessão desta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), os dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (Acisa). Segundo as informações, entre 2014 a 2015, pelo menos 1200 lojas fecharam as portas. O número representa 7,4% das empresas do Acre.

“Para nós, que vemos essa economia crescendo feito rabo de cavalo, isso é muito sério. Todo dia recebemos currículos com pedidos de empregos. Nossos jovens não têm onde trabalhar. Pessoas com 10, 15 ou 20 anos de serviço estão sendo demitidas. Isso só no comércio. Os impostos são muito altos. O povo não tem dinheiro para comprar mercadorias”, disse Sinhasique.

Ela criticou a atuação do governo do Estado junto aos empresários acreanos. A parlamentar denunciou que a Secretaria de Estado de Fazenda fez um levantamento nos estoques das lojas, no intuito de cobrar o ICMS desses produtos, no entanto, esse mesmo imposto já havia sido cobrado sobre essas mercadorias anteriormente.

“A Secretaria da Fazenda foi fazer um levantamento nos estoques das lojas. Mudou a regra, metade na entrada, metade depois que vende. A mercadoria antiga já estava lá. O governo do Estado mandou fazer um levantamento e taxou a mercadoria que já havia sido cobrada anteriormente. Resultado: demissões”, pontua a peemedebista.

Sinhasique sugeriu que o governo desonere impostos, sob pena da economia acreana sofrer graves consequências. “Para concluir, o governo desonera os impostos ou nós vamos, literalmente, para o buraco. Isso tem sido anunciado o tempo inteiro”.
A deputada acreana complementou sua fala dizendo que a reforma tributária é necessária em âmbito nacional, no entanto, a presidente Dilma Rousseff (PT) se recusa fazê-la.

“A reforma tributária é necessária. A presidente Dilma faz remendos. Todo governante que governa pensando em reeleição não governa. Se a presidente Dilma tivesse o mesmo entendimento que Vossa Excelência, certamente o Brasil não estaria mergulhado na crise que está”, disse Eliane Sinhasique ao comentar o discurso do deputado Daniel Zen.