loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Lourival Marques defende crescimento do setor produtivo do Estado

lourival081015O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Lourival Marques, rebateu na sessão desta quinta-feira (8) críticas feitas pelo deputado Luiz Gonzaga (PSDB) ao setor produtivo do Estado. O parlamentar voltou a afirmar que alguns deputados de oposição se negam a enxergar o crescimento da produção agrícola do Acre.

“Não vou dizer que eles são loucos, prefiro dizer que eles são cegos porque simplesmente não querem enxergar o desenvolvimento do setor produtivo do Estado. O governo do Acre tem feito investimentos importantíssimos na produção agrícola e isso não podemos negar”, disse.

Rebatendo o discurso do oposicionista, Lourival Marques garantiu que o PT nunca afirmou que o Acre é o maior produtor do Brasil. “Nunca dissemos que o Acre é o Estado que mais produz no país. Nós, do PT, nunca afirmamos isso. O que sempre destacamos são os investimentos que são feitos neste setor e as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas para garantir o crescimento agrícola do nosso Estado”, complementou.

O deputado comentou ainda um artigo escrito por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que destaca que nos últimos anos a agricultura acreana vem passando por uma revolução tecnológica, com expressivos ganhos econômicos, sociais e ambientais.

O artigo mostra ainda dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), que afirma que entre 1998 e 2013 a área total colhida com agricultura no Acre cresceu 56%, passando de 83 mil para 129 mil hectares, sendo 91% ocupados com lavouras anuais e 9% com lavouras perenes.

“Esses dados são provas consistentes de que o governo tem feito investimentos importantes no setor produtivo do Estado. Esse artigo foi escrito por pessoas que não recebem dinheiro do governo, que não precisam inventar coisas para engrandecer nosso Estado. Esses dados provam que o Acre produz, sim, e que o governo incentiva”, afirmou.

Para concluir, o parlamentar anunciou que a carne do pirarucu, peixe da região amazônica, será testada por chefes renomados de cozinha em diferentes pratos. Segundo ele, em alguns restaurantes de São Paulo, por exemplo, o peixe será utilizado para fazer sushi e sashimi, o que para o deputado é motivo de orgulho para região Norte.

“A utilização do nosso pirarucu para pratos como estes é motivo de orgulho para o setor produtivo do Estado. Nosso peixe está sendo testado e aprovado em grandes restaurantes para pratos diferenciados, isso é resultado de tudo que o nosso governo vem fazendo. É mais uma prova do trabalho que o governador tem realizado com os empresários e produtores acreanos”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac