Deputado Daniel Zen destaca medidas da Segurança Pública para combater a violência

daniel071015O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), afirmou na sessão desta quarta-feira (7) que a cúpula da Segurança Pública do Estado tem tomado medidas emergenciais para combater as ações criminosas e desarticular supostas facções do crime organizado no Acre. De acordo com o parlamentar, equipes integradas foram colocadas dentro dos presídios para realizar uma operação varredura, com apoio da Polícia Militar e Federal.

“Desde ontem que a cúpula de Segurança Pública tem tomado medidas emergenciais para combater a violência na capital e no interior. Ontem foi feita uma operação varredura, com o apoio da Polícia Militar e Federal. Além dessas, outras medidas de natureza administrativa e judiciais estão sendo tomadas para garantir o bem-estar da população acreana”, afirmou.

O parlamentar destacou que as Polícias Civil, Militar, Força Nacional, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) e demais instituições permanecerão unidas para salvaguardar a vida e o patrimônio público do cidadão contra qualquer ataque ou ameaça que possa ocorrer no Estado. Ele atribuiu a onda de violência no Estado à tentativa de assalto à Clínica Santa Lúcia, localizada na Avenida Getúlio Vargas, em Rio Branco.

A ação terminou com dois suspeitos baleados por um policial que estava à paisana dentro da clínica que reagiu e atirou contra os suspeitos que estavam numa moto, prontos para fugir. O caso ocorreu na tarde da última segunda-feira (5).

“O incêndio dos dois ônibus e quatro carros pode ter sido uma retaliação pela morte desses dois assaltantes. O que posso dizer é que o policial que ali estava agiu corretamente ao coibir a ação dos bandidos. O que nos deixa aliviados é saber que a Segurança Pública já está agindo no sentido de averiguar detalhadamente os fatos no intuito de solucionar o caso”, complementou.

Daniel Zen voltou a destacar a chegada de mais homens da Força Nacional. Ele frisou que a finalidade desse novo efetivo é para fortalecer a Segurança Pública do Estado. “Até o fim de semana mais de cem homens da Força Nacional chegarão ao Acre para reforçar o policiamento ostensivo. O reforço será usado para combater ações criminosas e desarticular supostas facões do crime organizado.

O líder do governo disse que não advoga com a tese de que bandido bom é bandido morto. Para ele os bandidos devem ser devidamente punidos pelo sistema policial e colocados atrás das grades. “Não vou celebrar a morte desses rapazes que foram baleados na Clínica Santa Lúcia, não sou daqueles que advoga com a tese de que bandido bom é bandido morto. Aqueles que praticam ações criminosas devem, sim, ser punidos, devem ser colocados atrás das grades”, enfatizou.
Para concluir, Zen pediu apoio dos deputados para aprovação do projeto de lei de autoria do Poder Executivo que entrará na pauta de votação ainda nesta quarta-feira. O PL visa “Autorizar a convocação de policiais da reserva remunerada da Polícia Militar com o intuito de reforçar o efetivo policial do Estado”.

“Dessa forma os policiais poderão atuar sob remuneração extraordinária com banco de horas e regime de plantão. O objetivo é fortalecer o nosso efetivo para garantir o bem-estar do povo do Acre. Peço que meus pares discutam o projeto e votem favoráveis à matéria, levando em consideração a situação de emergência que estamos vivenciando”, concluiu.

Mircléia Magalhães