loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Diretor do departamento de DST/Aids e hepatites virais é recebido na Aleac

diretdst220915Atendendo ao requerimento de autoria do deputado Heitor Júnior (PDT), o Grande Expediente da sessão desta terça-feira (22) foi destinado a receber o diretor do departamento de DST/ Aids e hepatites virais, do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita. O gestor veio a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para falar da disponibilização pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de novos inibidores de protease que impedem a replicação do vírus e impossibilitam o progresso da hepatite C. Trata-se dos medicamentos boceprevir e telaprevir.

Para Heitor Júnior, a notícia simboliza um momento histórico para o Estado do Acre, principalmente para aqueles acometidos pelas hepatites, que têm um tratamento doloroso, mas que agora poderão ter acesso a essa medicação de forma gratuita.

“A liberação desses medicamentos simboliza um momento histórico para o Acre. Esses remédios impedem a replicação do vírus e o progresso da doença, isso significa uma vitória para os portadores de hepatites. Isso é só o começo, nós vamos lutar muito para que a cura dessas pessoas se torne uma realidade”, disse.

Em pronunciamento, Fábio Mesquita, ressaltou a importância de vir ao Acre para apresentar aos Poderes Executivo e Legislativo, e também à população como um todo, informações sobre os novos medicamentos que oferecem o tratamento mais moderno disponível no mercado contra a hepatite C. Ressaltou ainda que o Estado é o que mais possui portadores da enfermidade, por conta disso terá prioridade na distribuição dos medicamentos que garantem a cura de 90% dos casos. Inicialmente, 263 portadores farão uso dos inibidores de protease.

“Temos hoje a oportunidade de conversar com a população do Acre, uma das mais afetadas pelas hepatites. Antes, eram usados pelos portadores do vírus medicamentos que causavam uma série de efeitos colaterais e a taxa de cura era de apenas 50%. Com os novos antivirais de ação direta, conseguimos medicamentos que oferecem uma taxa de cura de 90%, com administração oral, tempo de tratamento reduzido de 48 para 8 semanas e um valor reduzido de 24 para 9 mil dólares”, ressaltou.

Fábio Mesquita revelou que durante as Olimpíadas de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro, haverá a organização de serviços de saúde que serão oferecidos não só aos atletas, mas a todo o público presente. Por uma decisão do Ministério da Saúde, será trabalhada também a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Os preservativos que serão distribuídos durante o evento irão ser adquiridos da Natex Preservativos Masculinos, localizada no município de Xapuri, a única no mundo a produzir preservativos masculinos de látex de seringais nativos.

O chefe do Serviço de Infectologia e Hepatologia do Hospital das Clínicas do Acre, Thor Dantas, agradeceu a oportunidade e disse que o Brasil vivencia avanços no tratamento das hepatites. Quanto ao Acre, ele lembrou que o Estado é um dos mais endêmicos do país.

“O Brasil tem a coragem de comprar esses medicamentos e oferecer para a sua população. Nosso país passa por uma transformação no tratamento das hepatites. A hepatite é a principal causadora de cirrose e de câncer de fígado. O Estado do Acre é o Estado mais endêmico do país proporcionalmente à sua população. É um problema de grande magnitude”, destacou.

O que os deputados disseram:

Eliane Sinhasique (PMDB)
“Fico muito feliz em ver hoje a chegada de uma medicação milagrosa para a cura da hepatite. Perdi um cunhado que lutou por seis anos contra essa enfermidade. E não só minha família passou por isso, mas várias outras também sentiram a dor de perder alguém nessa circunstância. Saber que 90% dos portadores ficarão curados em apenas três meses de tratamento é motivo para aplaudirmos, pois vivemos um flagelo por conta da quantidade de hepatites virais”.

Jenilson Leite (PCdoB)
“Para nós é uma grande satisfação saber que temos pessoas como o senhor, deputado Heitor Júnior, que colocou isso como uma meta na sua luta política. Vejo esse momento como muita felicidade. Em relação à hepatite C, vamos iniciar um novo tratamento. Hoje se abre mais uma porta de esperança, um lastro de vida. Agora está sendo trazido até o Acre um novo tratamento”.

Jesus Sérgio (PDT)
Quero destacar o esforço do deputado Heitor Júnior na busca da cura para os portadores de hepatites. A vinda do diretor do Ministério da Saúde ao nosso Estado demonstra a preocupação que ele tem com essas pessoas. No Acre, temos tido problemas com relação aos portadores do vírus, um deles foi a demissão de dois funcionários portadores do vírus da hepatite B, o que para mim é alto totalmente inadmissível. Providências devem ser tomadas no sentido de reverter à situação, os policiais que foram expulsos da corporação por serem portadores da doença devem ser imediatamente readmitidos.

Daniel Zen (PT)
Primeiramente quero parabenizar o deputado Heitor Junior pelo trabalho, ele que é um verdadeiro militante nesta causa. Quero destacar também que nós temos que ter plena consciência de que o Brasil é o único país do mundo que oferece um Sistema de Saúde Universal, que é o SUS. Esse sistema oferece os mesmos direitos no atendimento tanto para o rico quanto para o pobre. Ele atende as populações dos municípios mais distantes, povos extrativistas, ribeirinhos e indígenas, seja em exames, consultas com especialistas, procedimentos cirúrgicos e tratamentos de doenças de alta complexidade. Agora, a liberação desses medicamentos marca um novo momento na saúde pública do Brasil e na vida dos portadores de hepatites.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac