loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique questiona constantes apagões no Estado

sinhasique220915Durante a Explicação Pessoal da sessão ocorrida na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta terça-feira (22), a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) questionou a qualidade dos serviços prestados pela Eletrobras Distribuição Acre e a forma como é feita a leitura do consumo pela empresa Control, de acordo com denúncias de moradores.

A parlamentar ressaltou que os constantes apagões ocorridos no Estado estão longe de ser solucionados, uma vez que o laudo que apontará as possíveis causas dos mesmos só ficará prontos em 60 dias. Falou ainda que além dos prejuízos causados aos moradores, que muitas vezes têm seus aparelhos elétricos e eletrônicos queimados, comerciantes e produtores acumulam prejuízos ainda maiores. Citou o exemplo do Frigorífico Acreaves, localizado em Brasileia, que durante o último apagão perdeu nove mil frangos.

“Venho falar da energia elétrica, mais uma crise que vivenciamos, além do dólar em alta, a desvalorização do real, a quantidade de impostos e a falta de gerenciamento. Pagamos um alto valor, sofremos constantes quedas de energia, muitas vezes perdemos eletrodomésticos e ainda por cima temos que esperar 60 dias para saber o motivo desses apagões. Antigamente as desculpas eram as mucuras que roíam os cabos de energia. E agora, o que vão alegar? Para mim é incompetência mesmo”.

Eliane Sinhasique falou também sobre as denúncias que recebeu de moradores da Cidade do Povo. Eles alegam que a leitura dos padrões de energia não está sendo feita de forma adequada, e que algumas contas de luz chegam a vir com valores acima de mil reais. A deputada reitera que as casas do bairro habitacional abrigam famílias de baixa renda e possuem apenas três cômodos, o que torna incompatível com a taxa cobrada. Salientou ainda que vai pedir ao Ministério Público que investigue a denúncia de que um funcionário da Control teria sido visto imprimindo faturas de energia dentro de um ônibus.

Andressa Oliveira
Agência Aleac