Deputado Edvaldo Magalhães denuncia discrepâncias na educação durante sessão na Aleac

Durante sessão desta quarta-feira (10) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) trouxe à tona preocupações urgentes relacionadas à educação no estado. Em um discurso contundente, Magalhães destacou as discrepâncias entre a realidade vivida nas escolas e a imagem propagada pelo governo.

Em seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou a importância de abordar a questão dos trabalhadores em educação, especialmente diante da manifestação em curso, que destaca a necessidade de reestruturação da tabela de carreira e do pagamento do piso salarial. Magalhães enfatizou que a propaganda oficial não reflete a realidade nas escolas, citando o caso do programa de alimentação “Prato Extra” em escolas de ensino integral, que, segundo ele, não corresponde à verdade.

Uma das preocupações levantadas pelo deputado foi a situação alarmante da merenda escolar. “Há casos em que alunos estão sendo dispensados antes do horário devido à falta de refeições adequadas, o que evidencia uma grave negligência por parte das autoridades responsáveis pela gestão educacional”.

Além disso, Magalhães apontou um desencontro entre os dados apresentados pela Secretaria de Educação do Estado e a realidade da arrecadação, sugerindo que a crise orçamentária no setor pode ter sido fabricada ou subdimensionada. Ele argumentou que a arrecadação, incluindo os repasses do novo FUNDEB, tem sido muito superior ao que foi estimado pelo governo, o que indica uma situação financeira mais estável do que se sugere.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale