loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Michelle Melo cobra do governo reconhecimento e valorização aos profissionais da educação

Na manhã desta quarta-feira (10), durante a sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Michelle Melo (PDT) destacou de forma contundente a indignação dos profissionais da educação, incluindo uma professora aposentada de 86 anos, em relação à falta de respeito demonstrada pelo governo estadual. Em seu discurso, a deputada relatou: “Os profissionais e os trabalhadores da educação se fazem presentes na nossa Assembleia Legislativa no Movimento de Paralisação.”

A parlamentar ressaltou o caso específico da professora aposentada, que compareceu à audiência pública realizada ontem (9) no parlamento acreano em busca de reconhecimento e diálogo, mas encontrou portas fechadas por parte dos representantes do governo: “Uma professora aposentada de 86 anos, que dedicou sua vida à sala de aula, teve que sair do seu lar, da sua casa, para vir participar de uma audiência pública, para participar do movimento dos Cabeças Brancas, porque eles se sentem desrespeitados pelo nosso Estado.”

O motivo central da mobilização é a reivindicação por direitos e condições dignas para os profissionais da educação, especialmente após mudanças na legislação que impactaram seus salários. A pedetista expressou ainda sua consternação diante da ausência dos secretários de governo, responsáveis pela área educacional, durante a audiência pública: “Mesmo convidados, o secretário Aberson Carvalho, secretário da pasta da educação, e o secretário de governo, Alysson Bestene, não se fizeram presentes. Isso demonstra a falta de respeito que esse governo tem pelas pessoas que servem o nosso Estado”, complementou.

Durante sua intervenção, Michelle Melo também enfatizou a importância de valorizar aqueles que dedicam suas vidas ao ensino e cuidado dos cidadãos acreanos: “Precisamos respeitar a educação do Estado. Precisamos respeitar os profissionais e os trabalhadores da educação”, disse.

Além das questões salariais, há também preocupações com as condições das escolas públicas, como destacado pela deputada: Muitas são as perguntas que nós temos, muitas são as perguntas que a população tem e muitas são as respostas que faltam do governo para a educação do Estado do Acre”, finalizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale