Adailton Cruz pede aumento de vagas em concurso da Prefeitura e pagamento de complemento do piso da enfermagem

Na manhã desta terça-feira (12), o deputado Adailton Cruz (PSB) utilizou seu tempo na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para abordar duas questões relacionadas Saúde. O parlamentar pede o aumento no número de vagas destinadas ao concurso da Saúde na Prefeitura de Rio Branco, e também cobra do governo pagamento do complemento do piso salarial dos profissionais da enfermagem.

Sobre a saúde pública de Rio Branco, Cruz revelou que recentemente participou de uma reunião com o prefeito Tião Bocalom para discutir a possibilidade de ampliação de vagas no concurso da Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, teve seu pedido negado pelo gestor municipal.

“As vagas não ultrapassam 80, uma quantidade insuficiente para atender às reais necessidades da cidade. Diante da recusa do prefeito em aumentar o número de vagas, encaminharei um relatório ao Ministério Público, visando buscar uma solução judicial para essa situação. Em meio a uma onda de diversas viroses que assolam Rio Branco, é inadmissível que esse aumento não ocorra”, pontuou.

Além disso, o deputado abordou a segunda preocupação, direcionando um apelo ao governo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), para que trate com mais compromisso a questão do pagamento do complemento do piso salarial dos profissionais da enfermagem. Cruz informou que até hoje os enfermeiros não receberam o valor referente ao mês de fevereiro.

“Ressalto a frequência dos atrasos e faço um alerta também sobre a pendência no pagamento do complemento de piso referente ao 13° salário dos trabalhadores dos hospitais Santa Juliana e Souza Araújo. Faço um pedido direto ao Secretário de Saúde, solicitando transparência e a resolução definitiva dessa situação”, solicitou.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale