Eduardo Ribeiro propõe estudo para enfrentar cheias do Rio Acre e anuncia internacionalização do aeroporto Presidente Médici

Em sessão desta terça-feira (27) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) iniciou seu discurso prestando solidariedade a todas as famílias afetadas pelas recorrentes cheias do Rio Acre. O parlamentar ressaltou a gravidade da situação, apontando que o afluente passou quatro alagações históricas nos últimos 12 anos, tornando-se uma recorrência a cada dois anos.

Ribeiro destacou a necessidade de um planejamento mais robusto por parte do poder público, reconhecendo os esforços dos governos federal e estadual, mas propondo a criação de um grupo de estudo permanente para evitar a repetição anual do problema e reduzir o número de desabrigados.

“Temos visto que o Rio Acre passou por quatro cheias histórias: em 2012, 2014, 2014, 2023 e agora mais uma. Ou seja, a cada dois anos temos um evento climático intenso, ou de cheia ou de seca, deixando de ser uma exceção e passando a ser uma regra, algo que exige muito mais planejamento por parte do poder público. O governo federal tem nos ajudado, o governo estadual também tem avançado nesse sentido, mas chegou a hora de começarmos a pensar um grupo de estudo permanente para tentarmos evitar tantos desabrigados todos os anos”, propôs.

Além da preocupação com a cheia, o deputado informou sobre uma reunião ocorrida na semana passada para debater a crise aérea. Ribeiro anunciou que, após encontro com a bancada federal e o Ministro de Portos e Aeroportos, foi garantida a internacionalização do aeroporto de Rio Branco, trazendo perspectivas positivas para a região.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale