loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac realiza sessão solene em homenagem aos profissionais de Educação Física do Acre

sesedufis030915 Por meio de uma solicitação do deputado Chagas Romão (PMDB), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (3) uma sessão solene em homenagem aos profissionais de Educação Física, cuja data comemorativa é 1º de setembro.

A celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9.696, em 1º de setembro de 1998, que regulamentou a profissão de educador físico e criou o Conselho Federal e os Regionais da categoria.

Participaram da solenidade a secretária de Estado de Esporte do Acre, Shirley Maria Santos; o secretário Municipal de Esportes de Rio Branco, Afrânio Moura; Suely Tinoco, coordenadora do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Acre (Ufac); e o representante do Conselho de Educação Física do Estado, Francisco Castro Nunes.

O presidente do Poder Legislativo, deputado Ney Amorim (PT), abriu a sessão ressaltando a importância dos profissionais de Educação Física para a sociedade. “É com muita honra que recebemos esses profissionais neste Parlamento. A sociedade está criando cada vez mais consciência da importância da atividade física regular para uma melhor qualidade de vida. É fundamental a presença do educador físico para que os resultados obtidos com a atividade física sejam os melhores possíveis”, disse.

Em pronunciamento, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB), na ocasião representando o autor do requerimento que solicitou a solenidade, salientou que a sociedade está criando cada vez mais consciência da importância da atividade física regular para uma vida mais saudável, com mais qualidade de vida.

“É com muita satisfação que represento aqui o deputado Chagas Romão. Reconhecemos o papel relevante desempenhado por essa classe em nossa sociedade, principalmente na promoção da saúde, cidadania e melhor qualidade de vida das pessoas. Esta classe sempre atua dando o seu melhor, seja com as crianças nas aulas de educação física escolar, com adolescentes, com adultos ou com os idosos em atividades de manutenção”, afirmou.

Sinhasique afirmou que o governo do Estado faz poucos investimentos na área esportiva. Segundo ela, as escolas não oferecem variedade de modalidades de esportes e falta incentivo dos gestores para se criar políticas voltadas para o desenvolvimento do esporte nas escolas, ampliando o campo de atuação desses profissionais.

“Um exemplo das dificuldades enfrentadas é a falta de apoio para que esses profissionais possam colocar os alunos nas competições. Ontem mesmo começaram os Jogos da juventude, em Fortaleza, e o Acre é o único Estado da Região Norte que não compareceu. Ano passado alegaram falta de vagas nos voos e este ano o que houve?” questionou.

A deputada frisou que a categoria enfrenta muitas dificuldades no desenvolvimento de seu trabalho. “A falta de infraestrutura e insumos esportivos nas escolas, falta de interesse dos alunos no aprendizado, falta de investimento nos cursos de Educação Física e a pouca valorização da categoria são alguns problemas que precisam ser superados”, complementou.

Norma Suely Tinoco, coordenadora do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Acre (Ufac), em exercício, agradeceu o deputado Chagas Romão pela homenagem. Ela ressaltou a dedicação e empenho com que os profissionais de educação física realizam seus trabalhos. “Batalhamos tanto para que nossa profissão fosse regulamentada, que hoje nos sentimos realizados com essa valorização. Trabalhamos com amor e muita garra em prol da qualidade de vida de todas as pessoas”, complementou.

Representando o Conselho Regional de Educação Física do Estado, Francisco Castro Nunes destacou os avanços que a classe obteve desde a regulamentação da profissão, ocorrida em 1º de setembro de 1998. A regulamentação possibilitou a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Educação Física. “Eu era acadêmico quando recebemos a notícia da regulamentação, a partir daí crescemos muito. Hoje temos uma grande representatividade em todos os estados e áreas, principalmente na saúde”, ressaltou.

Francisco Castro afirmou que o objetivo do Conselho Regional de Educação Física é legitimar a profissão e defender a sociedade dos maus profissionais. “Hoje o profissional de Educação Física tem que ser registrado no Conselho, não basta ter apenas o diploma para atuar. No Acre temos uma média de 1.000 profissionais registrados. Quanto às academias, 38 delas são devidamente registradas no Conselho”, enfatizou.

Em pronunciamento, o secretário municipal de Esportes, Afrânio Moura, falou da importância das academias ao ar livre. Ele salientou que os espaços comunitários estão passando por um processo de reparo uma vez que alguns sofreram danos com ataques diários de “vandalismo”. “As academias comunitárias foram instaladas em alguns bairros de Rio Branco para facilitar a prática de atividades físicas pela população. Atualmente, um dos grandes problemas é o vandalismo, muitas academias estão sendo destruídas. Por isso, mais de 60 atendimentos de reparo estão sendo feitos nas academias para melhor atender os moradores dos bairros que foram contemplados”, informou.

Para Shirley Torres, secretária de Esporte do Estado, os profissionais de Educação Física têm inúmeros motivos para comemorar. “É verdade que temos muito que avançar, mas tivemos conquistas importantes que devem ser comemoradas. O governo do Estado está implementando alguns projetos esportivos que estão sendo executados através de algumas entidades esportivas. Tivemos também o investimento de R$ 2 milhões em obras de revitalização de espaços e em competições de atletas que representam nosso Estado campeonatos especiais”, destacou.

O que os deputados disseram:

Jesus Sérgio (PDT)
“Neste dia quero parabenizar todos os profissionais que acordam cedo para realizar esse lindo trabalho. Quando eu era aluno, a maioria dos professores não tinha a formação e hoje todos os profissionais são formados e devidamente registrados”.

Jairo Carvalho (PSD)

“Quero parabenizar o deputado Chagas Romão pela iniciativa de homenagear essa categoria tão especial. Sabemos que a atividade física é algo que transforma as pessoas, é como se fosse uma terapia. Temos vários exemplos de pessoas que passaram por momentos difíceis e encontram no esporte uma forma de superação”.

Daniel Zen (PT)
“Quero saudar todos os profissionais de Educação Física, parabenizá-los por essa data tão especial e ressaltar os avanços que essa categoria conquistou depois que esta profissão foi regulamentada. A importância deste profissional para a sociedade é inquestionável. O educador físico é quem dialoga de forma mais direta com a população, por estar inserido no mercado desempenhando essa profissão que é tão necessária para o bem-estar de todos”.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac