Assembleia Legislativa realiza sessão solene em alusão à Semana de Combate à Hanseníase

morhanh030915Em atendimento ao Requerimento nº 76/2015, de autoria da deputada Maria Antônia (PROS), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou sessão solene na manhã desta quinta-feira (3) para ressaltar a Semana Estadual de Combate à Hanseníase e os 33 anos de criação do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), no Acre.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ney Amorim (PT), saudou os presentes é agradeceu o empenho da deputada Maria Antônia de trazer à discussão um tema importante como é a causa dos hansenianos.

“Quero agradecer a deputada Maria Antônia por ter trazido esse debate para este Parlamento. Contem com os 24 deputados estaduais para apoiar a luta do Morhan. Esta Casa estará sempre de portas abertas para tratar de qualquer assunto que exija nossa atenção, relacionado a vocês”, salienta Ney Amorim.

Já a autora do requerimento, deputada Maria Antônia, destacou que a realização da sessão solene é o reconhecimento de uma luta que se arrasta há anos. Ela agradeceu, também, ao deputado Ney Amorim e aos demais parlamentares pela aprovação do requerimento.

“Obrigado presidente Ney Amorim e aos 24 deputados por sempre ter esse carinho e disposição de abrir as portas desta Casa para a nossa população. Essas pessoas eram discriminadas e para mim recebê-los no dia de hoje é uma vitória. Esse preconceito que ainda existe tem que acabar. Eu pediria que fizéssemos uma análise, que tenhamos amor, tenhamos carinho com todo esse povo, que é o povo do Morhan”.

A solenidade contou ainda com a presença do presidente nacional do Morhan, Artur Custódio, que fez uma avaliação da doença no país. Ele pediu a intensificação de políticas públicas de combate à hanseníase.

“O Morhan é reconhecido internacionalmente e esse avanço se dá pela união do movimento com o apoio do saber popular para as áreas de saúde. Temos motivos para comemorarmos os 34 anos do Morhan nacional, mas também reclamar porque essa enfermidade ainda existe. Essa é uma doença que conta pouco investimento do governo para ser combatida. Infelizmente o Brasil chega atrasado em algumas coisas. Precisamos avançar em políticas públicas”, pontua.

Élson Dias, coordenador do Morhan no Acre, agradeceu a Assembleia Legislativa pela realização do ato solene e conclamou a participação de mais colaboradores para ajudar o Morhan na luta pelos direitos dos hansenianos.

“A divulgação da hanseníase não deve ser só de uma semana, mas todos os dias. Ficamos muito felizes com essa iniciativa da deputada Maria Antônia, precisamos reunir mais colaboradores nessa luta que é diária”, destaca Élson Dias.

Representando o governador Tião Viana (PT) na solenidade, o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, ressaltou o compromisso da Mesa Diretora da Aleac em garantir o direito a essas pessoas que ainda sofrem preconceitos.

“Parabéns ao deputado Ney Amorim e à deputada Maria Antônia, pioneiros nessa ideia, naturalmente com o apoio dos demais parlamentares, de homenagear essas nossos irmãos. Digo a vocês que é possível lutar pela conquista dessa cidadania. É possível acabar com o preconceito. Será uma luta de vocês, não será um presente entregue por ninguém”, frisa.

A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo.

A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes. Atualmente, a hanseníase pode ser tratada e curada não sendo necessário o isolamento do paciente de sua família.

Pronunciamento dos deputados:

Eliane Sinhasique (PMDB)

“Eu ocupo esta tribuna para lembrar de Maria Lúcia Reges. Ela foi minha musa para a inspiração de um trabalho de documentário: ‘Vidas Mutiladas’. Apesar deles serem mutilados, eles são resolvidos. Entre eles não há preconceitos. Eles têm uma vida afetiva muito intensa. Tenho o maior carinho e respeito com as pessoas acometidas por essa doença”.

Jairo Carvalho (PSD)

“Parabéns a todos vocês que tem sido guerreiros e lutadores. Estaremos mais próximos para lutar pelos direitos de vocês”.

Dra. Juliana (PRB)

“Hoje nós temos a dupla honra. A primeira é ter vocês aqui nesta Casa. E a segunda é termos a deputada Maria Antônia no nosso meio. Eu conheço a deputada e ela faz esse trabalho com muito amor. Parabenizo o deputado Ney Amorim por abrir as portas deste plenário para a realização dessas sessões. Dedico esta sessão à memória do Bacurau, que não poderíamos esquecer”.

José Pinheiro