loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Lourival Marques destaca paralisação dos trabalhadores da Embrapa e avanços do setor agrícola

lourival090615O líder do Partido dos Trabalhadores na Aleac, deputado Lourival Marques, destacou na sessão desta terça-feira (9) a paralisação dos trabalhadores da Embrapa que será realizada nesta quarta-feira (10) para reivindicar o reajuste de seus salários. Segundo o parlamentar, o intuito principal da paralisação é proporcionar a continuidade da geração e disponibilização de conhecimentos e tecnologias para que o Acre e o Brasil possam continuar no caminho do desenvolvimento inclusivo, igualitário e sustentável.

“Em 2014 a Embrapa executou um orçamento de 2,78 bilhões de reais e proporcionou à sociedade brasileira um lucro social de 23,69 bilhões de reais. Para manter a qualidade de suas pesquisas e a relevância de suas contribuições para o desenvolvimento sustentável do Acre e do Brasil, a Embrapa precisa manter a excelência do seu quadro de pessoal. Isso somente é possível com salários adequados e competitivos no mercado local e nacional”, disse.

O deputado ressaltou que dos três setores econômicos avaliados (serviços, indústria e agropecuária), apenas o setor agrícola registrou crescimento de 4,7% em relação ao trimestre anterior e de 4% em comparação ao mesmo período do ano passado.

“Graças, em grande parte, às tecnologias disponibilizadas pela Embrapa aos produtores o Brasil obteve uma safra agrícola recorde de grãos superior a 200 milhões de toneladas no período 2014-2015. No Acre, a Embrapa possui 156 funcionários com elevado nível de especialização e organizados para o fortalecimento e desenvolvimento de inovações tecnológicas para a sustentabilidade da agricultura e uso de recursos florestais”, complementou.

Lourival Marques destacou ainda a reunião realizada ontem (8) em Ji-Paraná (RO), cidade localizada a aproximadamente 370 quilômetros da capital Porto Velho, entre o embaixador da República da China no Brasil, Li Jiuzhanj, e os governadores de Mato Grosso, Rondônia e Acre. Durante o encontro foi discutido parte do projeto da futura Ferrovia Transoceânica. A expectativa, segundo o parlamentar, é que sejam investidos mais de US$53 bilhões na ferrovia que começa no Estado do Rio de Janeiro, atravessa o Brasil passando por Cruzeiro do Sul e termina no Peru.

“Os estudos sobre a viabilidade do desenvolvimento do projeto já se iniciaram, pois os presidentes de ambos os países já demonstraram apoio. A construção dessa ferrovia, que antes parecia algo tão distante, está se tornando uma realidade cada vez mais próxima. Ontem foi assinado o protocolo de intenções dos três governos, a possibilidade é que a ferrovia seja concretizada nos próximos dez anos”, enfatizou.

Participaram também do encontro representantes da Fecomércio, Associação Comercial, Federação da Indústria, Ministério Público do Estado do Acre.

Lourival Marques comentou também o encontro do governador Tião Viana com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). O encontro aconteceu ontem (8), no Rio de Janeiro. A reunião, de acordo com o parlamentar, marca o início da parceria para a implantação de fundos de investimento no Acre.

“A aplicação dos fundos deve alavancar capitais privados para investimento em áreas da economia sustentável como suíno, peixe, açaí, frango, bambu, castanha, bacia leiteira e outros potenciais do Acre”, explicou.

A reunião foi realizada com o diretor do banco, José Henrique Paim, e o superintendente da área de capital empreendedor, Luiz Souto, na sede do BNDES. Acompanhando o governador Tião Viana, também estiveram a chefe da Casa Civil, Márcia Regina, e o secretário de Planejamento, Márcio Veríssimo.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac