Deputado Raimundinho da Saúde faz balanço e diz que relatório de visitas às unidades de saúde será entregue a Tião Viana

raimundinho270515O deputado Raimundinho da Saúde (PTN), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), disse na sessão desta quarta-feira, 27, que será elaborado um relatório das visitas às unidades de saúde do Vale do Juruá e parte do Purus. O documento será entregue ao governador Tião Viana (PT).

“Eu não quero levar esse relatório apenas para o secretário, mas, sim, para o governador para dialogarmos sobre o problema. Depois de um ano temos que voltar a esses locais para verificar as mudanças. Nós vamos andar em todos os municípios. Não vamos esconder nenhum problema na Saúde”, disse Raimundinho da Saúde.
Raimundinho acrescentou que faltam apenas cinco municípios para serem visitados pela Comissão de Saúde. O parlamentar garantiu que todas as unidades serão visitadas, ouvindo pacientes, profissionais em Saúde e os gestores a fim de identificar os problemas.

Ele pediu que o trabalho da Comissão não fosse distorcido e ressaltou que os fatos averiguados não podem se tornar ‘um carnaval’. O trabalho da Comissão tem o objetivo de buscar soluções práticas para cada caso.

“A Comissão de Saúde vai terminar as visitas em todas as unidades. Vamos fazer o trabalho da Comissão. Dizer que o centro de hemodiálises no município de Cruzeiro do Sul não está funcionando é fácil. No Vale do Juruá para se fazer tomografia tinha que vir para Rio Branco. Se for para fazer um carnaval, eu também sei fazer”, frisa.

O deputado comentou o alto índice de dengue em Cruzeiro do Sul. Raimundinho acrescenta que se não houvesse o apoio do governo do Estado o número de casos seria ainda maior.

“Senão fosse o governo do Estado, quantas pessoas já não teriam morrido em Cruzeiro do Sul? Aqui nas unidades públicas municipais se tratava tudo. Lá em Cruzeiro o prefeito Vagner Sales fechou os olhos”, ressalta o deputado em relação a dengue.

Finalizando, Raimundinho disse que a falta de logística e a alta demanda, principalmente em Cruzeiro do Sul, isso porque o município atende pacientes vindo do Amazonas, tem congestionado à Saúde no Juruá.