Deputada Eliane Sinhasique pede convocação de Vagner Sales para falar da epidemia de dengue em Cruzeiro

eliane270515A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) apresentou requerimento na sessão desta quarta-feira, 27, solicitando a convocação do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para explicar as declarações do governador Tião Viana (PT) que, segundo a oposicionista, teria afirmado que o prefeito daquele município estaria cometendo uma “omissão criminosa” no combate à dengue.

A parlamentar destacou ainda uma entrevista concedida pelo governador do Acre numa emissora de TV local. De acordo com Eliane Sinhasique, o governador do Estado teria responsabilizado Vagner Sales e sugerido uma intervenção da Secretaria de Saúde Estadual.

“Eu sou a favor da verdade, não gosto de picuinhas políticas. Gostaria que ele viesse a esta Casa e dissesse se foi omisso mesmo como o governador falou. E se foi explicasse o motivo que o levou a ser. Estou propondo sua convocação para próxima quarta-feira e gostaria muito que ele viesse para falar dos casos de dengue e de malária em Cruzeiro do Sul”, disse.

A oposicionista quer saber também se o prefeito Vagner Sales recebeu alguma ajuda do governo para combater a epidemia de dengue naquele município. “Quero que o prefeito esclareça aqui quais as ajudas que a prefeitura recebeu para combater a epidemia de dengue, porque me admira o governador falar de omissão na TV enquanto o nosso Estado está gastando mais de R$ 10 milhões com os imigrantes. Não sou contra a ajuda humanitária, mas precisamos cuidar primeiro do nosso povo”, ressaltou.

Comissão de Saúde

Quanto à visita feita pela Comissão de Saúde da Aleac ao Vale do Juruá no último final de semana, a oposicionista informou que um relatório está sendo elaborado para ser entregue ao governador Tião Viana (PT) e ao secretário de Saúde do Estado, Armando Melo. Eliane Sinhasique disse ainda que as unidades de saúde do interior não possuem a estrutura adequada para oferecer o atendimento devido à população.

“Se eu fosse falar dos absurdos que eu vi nos hospitais dos municípios que visitamos no último final de semana, eu teria assunto para mais de um mês nesta tribuna. As unidades de saúde do interior estão em estados deploráveis, com estruturas deficientes ao extremo, como é caso do hospital de Mâncio Lima”, disse.

A deputada informou que entrará com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) para averiguar o “amontoamento” de caixas contendo amostras de material coletados para análise na maternidade de Cruzeiro do Sul que, de acordo com ela, até hoje não foram enviadas para biópsia.

“Encontramos caixas amontoadas contendo materiais coletados que até hoje não foram encaminhados para fazer a biópsia. Entrarei com uma representação no Ministério Público pedindo averiguação desse material, precisamos saber de quem é a responsabilidade”, disse.

Mircléia Magalhães