loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Jenilson Leite defende Cidade do Povo e propõe audiência para debater mudanças climáticas

jenilson290415Durante a sessão desta quarta-feira, 29, o deputado Jenilson Leite (PCdoB) também defendeu o projeto Cidade do Povo. O parlamentar ressaltou que a precipitação de chuvas para a região foi bem maior, em apenas um dia choveu muito mais que o esperado para o período se levado em consideração a quantidade de chuvas durante o ano inteiro em Rio Branco. Em só dia choveu o equivalente a 200 mm, sendo que em Rio Branco o limite máximo anual é de 1.800 mm.

“O anual é de 1.800 mm e em um dia choveu 200 mm numa única região. Então não dar para vir a essa tribuna e condenar uma obra feita com muito suor”, esclareceu o deputado comunista.

Entretanto, Jenilson disse que a preocupação dos deputados Chagas Romão e Eliane Sinhasique, ambos do PMDB, é relevante. O deputado salientou que deve ser observado o plano diretor do município a fim de impedir que a cidade cresça em áreas alagáveis pelo Rio Acre ou mesmo em terrenos insalubres.

“Não podemos permitir que as nossas cidades cresçam para dentro do rio. Se você não trabalha com prevenção, com um plano diretor ordenado, nós vamos continuar enxugando gelo”, lembrou.

O parlamentar falou ainda da realização de uma audiência pública que deve ocorrer no mês de junho para discutir diversos fatores, entre eles as mudanças climáticas nos últimos anos na região. A audiência deve contar com representantes do Ministério do Meio Ambiente e da Agência Nacional de Águas (ANA). “Precisamos discutir isso com as autoridades do Acre, que devem se interessar mais por esses temas”, concluiu o deputado.