Aleac realiza sessão solene em comemoração ao Dia do Administrador

admin080916A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (8) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Administrador, data comemorada no dia 9 de setembro. A solenidade foi solicitada através de um requerimento de autoria do deputado Heitor Júnior (PDT), aprovado em plenário por unanimidade pelos parlamentares.

A profissão de administrador de empresas é relativamente nova e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965. Teoricamente falando, aqueles que foram considerados como os primeiros administradores profissionais (administrador contratado, que não é o dono do negócio), foram os que geriam as companhias de navegação inglesas a partir do século XVII. Essas empresas de navegação ficaram conhecidas como as primeiras sociedades anônimas de que se tem notícia na história.

O deputado Eber Machado (PSDC), presidente em exercício do Poder Legislativo, fez a abertura da solenidade ressaltando a importância do administrador para o Estado. “Como administrador formado e como deputado me sinto um homem realizado. Quero falar também sobre a valorização do administrador, um profissional essencial para a sociedade, que apresenta um perfil dinâmico e atual”, enfatizou.

O autor do requerimento, deputado Heitor Júnior (PDT), disse que o Poder Legislativo está bem representado, isso porque o Parlamento acreano atualmente conta com três administradores. Ele salientou a importância do profissional em administração na gestão pública.

“Temos três administradores investidos no cargo de deputado estadual: deputado Eber Machado, deputado Luiz Gonzaga e eu. Isso nos orgulha bastante. A classe sendo representada na esfera estadual. Eu tenho muito orgulho de ser da primeira turma da FIRB/FAAO. A nossa mensagem é que possamos ter uma atuação de maior relevância. Todos os lugares necessitam do administrador”, disse o parlamentar.

Já a diretora da Escola do Servidor do Estado do Acre, Heloísa Oliveira Pantoja, argumentou que a eficiência na gestão pública passa, primeiro, pelas mãos dos administradores. “O profissional administrador, ele é insubstituível dentro da gestão pública. Sem eles não temos como chegar à eficiência na gestão pública. Vivemos dentro de ações que exigem trabalho de controle na administração pública. Eu quero deixar claro o reconhecimento do governo do Estado ao gestor público”, pontua.

Durante seu discurso na tribuna, a professora Ângela Bessa, coordenadora do curso de Administração da FAAO, disse que a categoria trabalha sempre movida por desafios e inovações. “O administrador é movido por desafios, ele busca diariamente o fortalecimento da profissão. Não temos dúvidas de que, tanto na iniciativa privada quanto na pública, temos que unir forças para tornar o Acre um Estado de referência na gestão dos negócios. É para isso que nós, administradores, trabalhamos, para contribuir com o crescimento do Estado”, afirmou.

O representante do Conselho Federal de Administração no Estado, Marcos Fábio de Souza, parabenizou os administradores e agradeceu a homenagem feita pelos deputados estaduais.

“Gostaria de parabenizar todos os administradores e dizer que é uma satisfação muito grande exercer essa profissão, que está presente diariamente em nossas vidas. Talvez esse seja o profissional mais completo para gerenciar uma empresa, pois detém conhecimento em gestão de pessoas, economia, contabilidade, entre outros. A cada dia nossa profissão tem sido reconhecida, graças ao zelo com que nossos representantes a tem encarado, “enfatizou.
Os parlamentares homenagearam ainda os administradores Marcos Fábio de Souza, Ângela Maria Bessa, Fábio Mendes Macedo e Rui Feitosa. Eles receberam um certificado de reconhecimento pelo trabalho realizado no Estado.

O que os deputados disseram:

Josa da Farmácia (PTN)
“O nosso reconhecimento a todos os administradores que se dedicam a essa causa de grande valia para nosso Estado. Quero parabenizar todos vocês! Minha história na administração começou cedo, aos 17 anos eu já administrava três empresas. Um dia, em Brasília, conheci o antigo Carrefour e quando vi aquela administração fiquei maravilhado com tamanha organização e funcionalidade. A Bíblia diz que Salomão recebeu sabedoria e riqueza da parte de Deus e até hoje não houve um homem sequer tão próspero quanto ele, e mesmo com toda sua sabedoria, Salomão instituiu 12 administradores para lhe ajudar, “pontuou.

Jenilson Leite (PCdoB)
“Essa homenagem aos nossos administradores é mais que justa, pois é uma forma desta casa reconhecer o trabalho de pessoas que são extremamente úteis ao nosso Estado, cada vez mais trazendo resolutividade aos problemas que enfrentamos diariamente. O trabalho que vocês realizam, as dificuldades enfrentadas, sobretudo no mercado de trabalho, os transformam em verdadeiros heróis das empresas, “destacou.

Mircléia Magalhães, José Pinheiro e Andressa Oliveira