loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique diz que governo não pode responsabilizar população pela seca do Rio Acre

eliane020816A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) manifestou preocupação na sessão desta terça-feira (2) com a seca do Rio Acre, que atingiu o nível mais baixo já registrado na história de Rio Branco desde 1971, ano em que o manancial começou a ser monitorado. Conforme medição da Defesa Civil, as águas marcam atualmente 1,49 m. A menor marca até então havia sido de 1,50 metros, em setembro de 2011.

De acordo com a oposicionista, em 2005 um Plano Estadual de Recursos Hídricos foi apresentado por um especialista ao então governador Jorge Viana (PT), mas nunca chegou a ser executado. “O plano tinha ações de médio e longo prazo a serem executadas para evitar o que estamos vivenciando hoje com a seca do Rio Acre. Dentre as inúmeras ações, o plano tratava da recomposição das matas ciliares e da instalação de estações de esgoto, que por sinal continua sendo despejado dentro do rio”, disse.

Ainda segundo a deputada, o governo do Estado nada fez nos últimos onze anos para evitar que o abastecimento de água de Rio Branco ficasse comprometido. “Hoje o abastecimento de água de Rio Branco está totalmente comprometido e o governo quer jogar essa responsabilidade para a população, realizando o racionamento de água. A verdade é que nada foi feito para evitar a escassez de água, nada foi feito para evitar que o rio secasse. O diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, afirmou que não tem um plano B. O plano de recursos hídricos que era para ter sido executado encontra-se esquecido na gaveta de algum gestor”, complementou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac