loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Nelson Sales solicita recuperação do Instituto Santa Juliana, em Sena

nelson020816O deputado Nelson Sales (PV) falou na sessão desta terça-feira (2), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), da situação em que se encontra o Instituto Santa Juliana, a mais tradicional unidade de ensino de Sena Madureira. O parlamentar relatou que o colégio foi interditado pelo Ministério Público do Acre (MPE), em 2014, por falta de segurança e que atualmente funciona num anexo alugado pelo governo.

“É inadmissível que a Instituição de ensino mais importante da região do Purus esteja interditada até hoje por falta de segurança. É uma pena que um colégio como o Santa Juliana, que já foi, inclusive, internato de ex-governadores, permaneça fechado até hoje e sem nenhuma intervenção do governo para resolver o caso”, disse.

O parlamentar cobrou providências do governo do Acre para recuperar a unidade educacional. “A Secretaria de Educação se manifestou afirmando que não tem como conveniar o Instituto Santa Juliana. Um espaço que foi utilizado há 31 anos pelo Estado e hoje se encontra fechado, é como diz o ditado: “Chupou a laranja e jogou o bagaço fora”. Em 2004 fizeram a recuperação do anexo e hoje o Estado diz que não pode fazer nada”, afirmou.

Nelson Sales pediu o apoio da Comissão de Educação do Poder Legislativo para tentar solucionar o problema. “Gostaria que os membros da Comissão de Educação mediassem as negociações entre a Diocese e o Estado. Os gestores disseram que ano que vem se toda a situação não for resolvida eles não querem mais atuar lá. Temos que fazer alguma coisa, o governo não pode virar as costas para uma instituição tão tradicional como o Santa Juliana. A população de Sena Madureira carece muito daquela unidade de ensino, ela não pode parar de funcionar”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac