Comissão de Saúde da Aleac acompanha prestação de contas da Sesacre para o quadrimestre

audpubsaud240616Em parceria com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realizou audiência pública no plenário da casa legislativa, nesta sexta-feira (24), com o objetivo de apresentar o relatório quadrimestral das ações em Saúde.

O presidente da Comissão de Saúde da Aleac, deputado Raimundinho da Saúde (PTN), que presidiu a audiência, disse que os parlamentares estão atentos ao tema. Ele destacou que esse é um setor da administração pública que precisa de investimentos constastes no sentido de atender a população.

“Esta legislatura se preocupa muito com o tema saúde. Por mais que se faça sempre precisa melhorar e melhorar muito. Esta audiência objetiva que obtenhamos os resultados que esperamos, que é a melhoria no atendimento ao cidadão”, citou o parlamentar.
O diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), João Francalino, apresentou as explicações referentes às despesas em Saúde. No quadrimestre foram gastos R$ 221 milhões, sendo que R$ 55 milhões desse montante são provenientes de operações de crédito do Ministério da Saúde para o Fundo Estadual de Saúde.

O secretário Estadual de Saúde, Gemil Júnior, destacou a importância da prestação de contas do setor e lamentou a ausência de parlamentares que, de acordo com ele, criticam os atendimentos, mas não acompanham os investimentos que são feitos na área.

“Hoje é um dia especial, principalmente para quem tem sido atacado e, infelizmente, a Saúde tem passado por isso. É muito triste ver que esses parlamentares que atacam os servidores não estão aqui hoje para perceber que o Acre, dentro de suas possibilidades, tem investido, sim, e muito nessa área, passando, inclusive, da cota estipulada. Podemos melhorar, sim. Essa é nossa meta, mas deve-se reconhecer o quanto já avançamos”, ressaltou.

O representante do Movimento Vem Pra Rua, Renê Fontes, reclamou das condições do serviço prestado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

“Fico feliz por essa audiência estar acontecendo. Temos que parar de construir prédios e otimizar o que já temos. As UPAs são maravilhosas, porém as pessoas têm ido em busca de atendimento e voltado por falta de medicação. O certo é que o secretário estadual precisa buscar soluções. Algumas pessoas têm que chegar de madrugada nos postos de saúde para conseguir atendimento, isso não é certo, “ pontua.

José Pinheiro
Andressa Oliveira