Em ato solene, Aleac implementa sessões acessíveis aos deficientes auditivos

sesslibrs230616A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (23) um ato solene em alusão à implantação das sessões acessíveis aos deficientes auditivos. A iniciativa é fruto do Requerimento nº 53/2016, de autoria da deputada Doutora Juliana (PRB).

O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), disse que a ideia é tornar o Parlamento acreano mais democrático e próximo do povo acreano. Para o parlamentar, a iniciativa deve ser seguida por outras instituições e a Assembleia acreana dá esse exemplo prático e não apenas na elaboração de leis.

“É um ato muito bonito que estamos realizando hoje aqui. Estamos permitindo a inclusão dessas pessoas ao acesso às informações desta casa de todos os acreanos, que é a nossa Assembleia Legislativa. E hoje, muito nos alegra ver a Aleac com seu plenário e galeria lotados”, argumenta.

A autora do requerimento, deputada Doutora Juliana, salientou que a causa dos deficientes auditivos foi abraçada por ela e todos os parlamentares ao aprovarem a iniciativa. Ela parabenizou a Mesa Diretora por não medir esforços e implantar a norma.

“Quando lancei esse projeto eu já tinha abraçado a causa da acessibilidade. A emoção toma conta de mim, mas a transformarei em determinação. Conhecendo de perto algumas entidades que militam pela causa dos surdos, vi a garra com que eles lutam. Eles levantam a cabeça e enfrentam. Muito obrigado presidente Ney Amorim (PT) por atender o nosso pedido”, frisou.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC), Isabela Aparecida Fernandes da Silva, parabenizou a deputada pela implementação da proposta. “Parabenizo a deputada Doutora Juliana pela iniciativa. Hoje é um dia muito importante para a sociedade. Estamos aqui para aplaudir”, frisa.

Outra que comentou a atitude foi a presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Dilaina Maria Araújo da Costa. “Só temos a agradecer por tornar esta casa mais acessível. Isso é um ato histórico para os surdos acreanos, que gradativamente vêm ocupando espaço na sociedade acreana”, finaliza.

O que os deputados disseram:

Jairo Carvalho (PSD)
“Quero parabenizar a deputada Doutora Juliana pela brilhante ideia. Uma verdadeira deputada que tem trabalhado para honrar o povo acreano. A senhora muito orgulha este Parlamento. Quero parabenizar o presidente Ney Amorim pela forma democrática e honrosa que trata a todos nesta Casa”.

Raimundinho da Saúde (PTN)
“Hoje temos no Acre 165.823 pessoas com algum tipo de deficiência. São dados de 2010. No Brasil são 45 milhões com alguma deficiência. Temos uma série de leis que garantem a acessibilidade. Mas, infelizmente, no nosso Brasil se o Ministério Público não estiver fiscalizando ficaremos apenas no papel. Estamos lutando para criar uma coordenação ou uma subsecretaria que cuide dessas pessoas”.

Maria Antônia (PROS)
“Para mim é uma alegria muito grande ver a sessão ser transmitida em Libras. Esta é uma ação da deputada Doutora Juliana e dos 24 deputados que votaram e aprovaram esse projeto. Parabenizo o presidente Ney Amorim que fez de tudo para que tivéssemos celeridade para a implementação desse projeto”,

Leila Galvão (PT)
“Gostaria de parabenizar a deputada Doutora Juliana e todos os deputados que se sensibilizaram pela causa das pessoas com deficiência auditiva. É importante que cada passo do poder público seja valorizado e reconhecido. Enquanto parlamentares, temos que lutar para que o direito seja assegurado a todos”.

Jonas Lima (PT)
“Hoje é um dia especial. Quando você consegue trazer um projeto desses, corrigindo um erro de 50 anos desta Casa, sinto-me feliz. Parabéns à deputada Doutora Juliana pela iniciativa. A senhora é uma verdadeira representante do povo do Acre. Corrigimos um erro histórico”.

Jenilson Leite (PCdoB)
“Quero parabenizar a deputada doutora Juliana pela atitude e ousadia. Hoje as pessoas com deficiência auditiva poderão ter a oportunidade de saber o que acontece aqui no parlamento acreano”.

Jamyl Asfury (PDT)
“Hoje estamos concretizando um sonho e, nesse sentido, quero parabenizar a deputada Doutora Juliana. Fomos instigados acerca dos partidos e dos políticos estarem consolidando os direitos sociais. O PDT está firme na defesa desses direitos. A acessibilidade urbana tem que sair do ambiente da lei e passar para o nosso coração, porque senão continuará nos papéis”.

Daniel Zen (PT)
“Quero saudar, em especial, a querida amiga deputada Doutora Juliana, que foi a autora desse projeto de resolução. Uma das nossas missões é colaborar para que tenhamos uma sociedade baseada na cultura de paz. Quero também ressaltar e parabenizar o papel da Mesa Diretora para a implementação de medidas concretas. São iniciativas bastante consistentes”.

José Pinheiro