loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac instala Comissão de Sindicância para apurar mortes de bebês na Maternidade Bárbara Heliodora

Foi instalada na tarde desta terça-feira (31), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), uma Comissão de Sindicância para investigar as causas de óbitos e sequelas em recém-nascidos na Maternidade Bárbara Heliodora em Rio Branco.

A instalação da sindicância é fruto de requerimento da deputada Eliane Sinhasique (PMDB), aprovado pelo plenário da Aleac. A parlamentar disse que manteve conversa com médicos da unidade e foi relatado que a escala médica é insuficiente para atender a demanda.

“Conversei com alguns médicos e eles me disseram que isso iria continuar acontecendo porque a quantidade de médicos é insuficiente para atender tantas mulheres que procuram a maternidade. A escala não está fechando. Não há médicos contratados para atender duas ou três mulheres ao mesmo tempo e isso está levando muitos bebês a óbito! ”, disse Sinhasique.

O deputado Heitor Júnior (PDT) será o presidente da Comissão. Ele pontuou que o objetivo é apurar os casos e identificar os problemas para corrigi-los. Ele garantiu transparência e seriedade na condução das investigações. “Fui eleito presidente da Comissão, na qual vamos atuar com muita responsabilidade e transparência”, pontua o pedetista.

Fazem parte da Comissão de Sindicância os deputados Gehlen Diniz (PP), na vice-presidência, Jenilson Leite (PCdoB) na relatoria, Leila Galvão (PT) e Eliane Sinhasique (PMDB) como membros titulares.

José Pinheiro
Agência Aleac