loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Marileide Serafim destaca importância da campanha “Outubro Rosa”

marileide071014A deputada estadual Marileide Serafim (PSL) destacou na sessão desta terça-feira, 7, a importância da campanha “Outubro Rosa” movimento que visa despertar a mulher para a prevenção e tratamento precoce do câncer do colo do útero e de mama. A partir de hoje, a luta contra o câncer de mama, listado como o mais comum entre as mulheres, ganha destaque em todo o mundo. A mobilização teve início nos EUA há mais de 30 anos e ganhou força no Brasil nos últimos sete anos. A deputada relatou que, neste mês, por causa da mobilização, a procura pelos exames triplica por conta do alerta da campanha.

“É uma campanha linda, que é abraçada por todo o Brasil. Todas as capitais brasileiras, a partir de hoje, serão iluminadas pela luz rosa, que representa, junto com o laço, a luta contra a doença, além de incentivar a participação de órgãos públicos e privados na campanha”, disse.

Ainda segundo a parlamentar, a campanha ajuda a divulgar as leis que dispõem sobre a regularização do Sistema Único de Saúde (SUS). “A campanha também tem o papel de divulgar os direitos que o SUS assegura às mulheres portadoras da doença. A Lei nº 11.664, é um exemplo desse amparo, ela garante a mamografia gratuita para todas as mulheres acima de 40 anos. Temos também a Lei de nº 9797, que garante a reconstrução da mama de todas as mulheres que passaram pela cirurgia de retirada da mama”, complementou.

Para concluir, a deputada saudou o presidente da Mesa Diretora da Aleac, deputado Elson Santiago (PEN), destacando os trabalhos realizados por ele durante os sete anos de mandato. “Se o senhor não foi reeleito é porque com certeza Deus tem algo muito maior para você fora deste Parlamento. O que vai ficar para sempre é o nosso respeito e admiração pelo político e ser humano maravilhoso que você é”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac