loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique questiona fechamento de posto policial na Vila do V

eliane200416A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) questionou durante a sessão desta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o fechamento do posto policial localizado na Vila do V, região do município de Porto Acre. A parlamentar lembrou que durante uma audiência promovida pela Comissão de Segurança Pública da Aleac, o secretário Emylson Farias garantiu reforçar efetivo policial na localidade. Sinhasique disse estar surpresa com a desativação.

“No último dia 31 de março estivemos com o secretário Emylson Farias em uma audiência pública. Durante a reunião expomos várias situações. Nessa audiência pública a dona Maria Helena, lá da Vila do V, pediu que encaminhassem oito policiais e um escrivão, além de quadriciclos para atender a Vila do V. O secretário disse que oito policiais iam para a Vila do V e Vila do Incra. E, agora, fomos surpreendidos com a notícia que iam fechar a delegacia da Vila do V. Duas semanas depois, ao invés de mandar os policiais, vão fechar a delegacia. Como pode um negócio desses? É um desrespeito”, comentou a deputada.

Sinhasique pontuou ainda que uma equipe ligada à parlamentar esteve na Delegacia de Flagrantes (Defla) e constatou um número pequeno de agentes de Polícia Civil no local para atender as ocorrências e resguardar a segurança daqueles que se encontram detidos na unidade.

“Ontem duas assessoras minhas foram à Defla, não tinha ninguém na portaria. Havia apenas quatro policiais para atender a muitos que estavam presos lá. Se bandidos quiserem resgatar, resgatam com a maior tranquilidade. Realmente é uma situação muito grave. Para concluir, não é à toa que a presidente do Brasil está com baixíssima aceitação perante os brasileiros, não é à toa que o governo Tião Viana não é bem avaliado pelos acreanos”, discorreu.

A deputada acentuou que é necessário, também, reforçar o policiamento na Vila Verde, localizada no Km 58 da estrada Transacreana. Ela pontuou que recebeu denúncias que o tráfico de drogas se instalou na comunidade.

“É necessário que na Vila Verde, na Transacreana, reforcem a segurança. Lá o tráfico de drogas tomou de conta. Os jovens estão assaltando os moradores. Lá moram cerca de 100 famílias. As pessoas vivem abandonadas pelo poder público. A questão da segurança pública precisa de ações rápidas e sérias”, disse a parlamentar.

Eliane Sinhasique encerrou o discurso falando sobre a Saúde. Ela destacou que o Hospital das Clínicas não está realizando exames de ecocardiograma e eletrocardiograma há seis meses. A peemedebista pediu o encaminhamento dos pacientes para clínicas conveniadas.

José Pinheiro
Agência Aleac