loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique questiona decreto governamental que institui cobrança de ICMS no frete de mercadorias

eliane060416A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) questionou na sessão desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o decreto governamental que incorpora à base de cálculo do ICMS o valor cobrado no frete das mercadorias que chegam ao Estado.

“Quero externar mais uma vez a minha indignação. O governo do Estado aumenta imposto por decreto. Novamente. Na medida em que não sabe administrar as finanças do povo do Acre, uma das ações é aumentar impostos. Agora a base de cálculo será acrescida do serviço de transporte. Além do ICMS normal, agora o ICMS também incidirá sobre o frete”, pontua.

A peemedebista disse que a medida aumentará o desemprego consideravelmente, além do encerramento de muitos negócios. “Se já está cara a mercadoria para os consumidores, imaginem agora o frete compondo a base de cálculo do ICMS. Isso é para acabar com os empregos, para tirar o último centavo do acreano”, ressaltou.

Ela criticou a forma adotada pelo governo do Estado para cooptação de lideranças da oposição para a Frente Popular do Acre. Frisou que o governo utiliza a máquina pública para se perpetuar no poder.

“Usam o dinheiro do povo para cooptar pré-candidatos a vereadores da oposição. Fico indignada com isso, revoltada. O único projeto do PT é permanecer no poder a qualquer custo”, salientou.

Ainda sobre a questão do ICMS, Sinhasique argumentou que o Executivo ao invés de aumentar impostos, deveria reduzir os cargos comissionados. “Se usasse os recursos para melhorar a Saúde, a Educação, tudo bem, mas utilizam para contratar cargos comissionados”, ressalta.

José Pinheiro
Agência Aleac