Tchê: “Os estados que preservam o meio ambiente devem se compensados”

tche230914O terceiro-secretário, deputado José Luis Tchê (PDT), disse na sessão desta terça-feira, 23, que decidiu disputar uma cadeira na Câmara Federal por acreditar que o Parlamento acreano precisa ser renovado. Em pronunciamento falou de suas propostas e das bandeiras que defenderá em Brasília. “Quando o PDT decidiu há um ano que o nosso nome seria colocado para a disputa de um mandato federal eu aceitei sem medo. Em três mandatos como estadual fiz o que entendi que era melhor para a população, discutimos temas importantes. Agora, farei o mesmo na Câmara Federal”, afirmou.

O deputado lembrou os grandes debates que iniciou na Assembleia Legislativa no decorrer de seu mandato. Tchê informou que se for eleito a deputado federal continuará debatendo sobre temas como as  Áreas de Livre Comércio e as dívidas dos estados.

“Como deputado estadual iniciei debates importantes como as Áreas de Livre Comércio e FPE, e se o povo me confiar um mandato de deputado federal vestirei essa camisa mais uma vez e apresentarei alternativas que tragam benefícios para todo o Acre”, garantiu.

Outro debate que o parlamentar dará continuidade é sobre uma compensação para os estados que preservam suas florestas. Para Tchê, exemplos como o do Acre onde o Governo do Estado vem trabalhando para garantir a preservação das suas florestas, com a execução de vários programas nos 22 municípios, precisam ser valorizados pelo Governo Federal.

“Nós precisamos pensar em mecanismos para compensar os estados que trabalham duramente para preservar suas florestas. O Acre é um exemplo disso. Mesmo com o crescimento populacional, com a maioria da população concentrada na zona urbana, conseguimos manter nossas florestas preservadas”, disse.

Tchê disse que para garantir a preservação do meio ambiente o Estado faz muitos investimentos e chega, inclusive, a ter mais despesas, por isso o Governo Federal precisa pensar numa forma de compensação.

“O Acre e outros estados fazem um enorme esforço para garantir a preservação do meio ambiente, por isso precisam ser compensados. O desenvolvimento sustentável deve ser valorizado e precisamos ampliar os investimentos. Está na hora do nosso Estado ser beneficiado por ter mantido por todo esse tempo sua floresta em pé”, concluiu.

Mircléia Magalhães