loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique diz que é preciso rever penas aplicadas em pequenos delitos

eliane050416A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) falou sobre segurança pública, durante sessão desta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A oposicionista ressaltou que Tribunal de Justiça, Ministério Público e governo devem estabelecer novas formas de punição para crimes que não atentem contra a vida humana.

“Realizamos na última quinta-feira uma audiência pública na qual tratamos dos maiores problemas que nossa cidade tem enfrentado nos últimos tempos. Foi um debate bem amplo e esclarecedor. No entanto, algumas pessoas que deveriam estar ali simplesmente não compareceram. No meio da reunião fomos surpreendidos com a notícia de um assalto numa escola, onde uma estudante saiu baleada. Ou seja, nem na instituição de ensino nossos filhos estão seguros, “ pontuou.

A peemedebista ressaltou que Ministério Público, Tribunal de Justiça e governo precisam trabalhar em conjunto para rever as penas cometidas em pequenos delitos. De acordo com ela, 70% das pessoas que são presas devido a esses delitos, saem no dia seguinte e logo se arrasta um longo processo na Justiça, que atrasa questões mais urgentes. E salientou que a aplicação de penas alternativas seria uma solução para o problema.

“O Acre é o segundo Estado que mais prende no Brasil. Isso não é motivo de orgulho, significa que a criminalidade aqui está muito grande e que estamos perdendo nossa juventude para o tráfico, pois não investimos na canalização da energia desses jovens para o bem. A aplicação de penas alternativas e educativas, no caso de delitos que não atentem contra a vida humana, também é algo a se pensar em alguns casos. Com isso desafogaríamos a Justiça que fica abarrotada de longos processos que punem, mas não corrigem como deveriam, “ concluiu.

Andressa Oliveira
Agência Aleac