loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Legislação Agrária da Aleac recebe trabalhadores rurais do ramal do Pica Pau, na região do Amapá

comleg300316A Comissão de Legislação Agrária da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) recebeu na tarde desta quarta-feira (30) trabalhadores rurais sem-terra que ocupam uma área de aproximadamente 26 hectares no Ramal do Pica Pau, na região do Amapá. Os posseiros pedem celeridade na análise do processo.

O presidente da Comissão, deputado André Vale (PRB), disse que uma reunião com os defensores públicos que cuidam do caso será agendada. A ideia é conhecer o andamento do processo e, se possível, cumprindo o rito legal, ter uma conversa com os magistrados que analisam o caso.

“Vamos conversar com a Defensoria Pública, saber como está o trâmite do processo. Se possível iremos até os juízes explicar a situação de vocês, isso tudo dentro da legalidade e respeitando a independência de cada Poder”, disse André Vale.

O parlamentar acrescentou que a Aleac está de portas abertas para o povo acreano e salientou que dúvidas podem ser esclarecidas junto à Comissão. “Agradeço a presença dos senhores aqui. Quero dizer que a Casa do Povo está de portas abertas para recebê-los. Qualquer dúvida procure a Comissão que, na medida do possível, estaremos mediando o diálogo”, considerou.

O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) participou do encontro. Disse que a ideia é conhecer o processo primeiramente, isso porque o mesmo está tramitando na Justiça, cabendo a ela decidir os prazos, mas argumentou que a Comissão está disponível para dialogar com as partes citadas no processo a fim de chegarem a um entendimento. “Vamos analisar o trâmite do processo junto a Defensoria Pública para podermos nos posicionar e termos uma melhor solução para o caso. Estamos à disposição dos senhores”, pontua.

Os trabalhadores afirmam que o processo já se arrasta há quase três anos, sem resposta favorável. Mais de 380 famílias residem na localidade questionada.

José Pinheiro
Agência Aleac