loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique ressalta situação de hospitais e diz que médicos estão sem condições de trabalho

eliane160316A principal pauta da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) na sessão desta quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), foi a Saúde. Ela abordou a situação dos hospitais públicos do Estado, bem como as condições de trabalho nas unidades de saúde, motivo alegado pelos médicos para a paralisação.

“Segundo o doutor Ribamar, a questão não é somente financeira, mas, sim, falta de estrutura para trabalhar. Muitos técnicos de laboratório ficam até três dias no plantão. Precisamos urgentemente de uma auditoria. Não tem mais condições. Em Xapuri temos apenas uma médica atendendo há 3 semanas. É humanamente impossível atender a população dessa forma”, disse Sinhasique.

A parlamentar peemedebista citou, ainda, as obras de construção do novo Hospital de Brasiléia. Eliane Sinhasique comentou a informação de que as obras não foram concluídas devido a um erro na elaboração do projeto que não incluiu um sistema de esgotamento sanitário.

“A entrega do Hospital de Brasiléia está em atraso porque só agora descobriram que o hospital não tem onde jogar o esgoto. Agora está todo mundo endoidando para fazer um aditivo para incluir uma estação própria”, disse a deputada.
Além do Hospital de Brasiléia, ela ressaltou a demora na construção do prédio que abrigará o Pronto Socorro de Rio Branco, pois também houve erro na elaboração do projeto.

“A construção começou na gestão do governador Binho Marques (PT). O Irailton disse aqui, durante a prestação de contas da Saúde, que houve um erro no projeto. Ou seja, é um erro atrás do outro”, pontua.

Sinhasique também falou sobre o sucateamento em que se encontra o Hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia, e acrescentou que na gestão do então governador Jorge Viana (PT) os equipamentos foram realocados para outras unidades do Estado.

“Todos os equipamentos destinados para o Hospital Raimundo Chaar o então governador Jorge Viana mandou retirar. Até uma lavanderia que havia no local foi retirada”, salientou.

A deputada finalizou seu discurso enfatizando a construção de uma escola gastronômica na Cidade do Povo. Para ela, o governo poderia utilizar a infraestrutura do Restaurante Popular, localizado na Baixada do Sol, ao invés de construir uma escola em tempos de recursos limitados. Ela pediu também melhorias no serviço de transporte para os moradores da Vila Albert Sampaio, Santa Cecília e Liberdade.

José Pinheiro
Agência Aleac