loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Eber Machado fala sobre Segurança Pública e pede volta da Força Tarefa

eber160316O deputado Eber Machado (PSDC) pediu urgência na discussão de políticas públicas que venham atenuar os índices criminais no Estado. O parlamentar disse que a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) tem papel fundamental nesse processo e reforçou a necessidade de realização de uma audiência pública para debater o assunto.

Em seu discurso proferido na sessão desta quarta-feira (16), Eber Machado disse que os gestores de Segurança Pública precisam conhecer a realidade em que vivem os acreanos para tentar solucionar os problemas. Ele lembrou da gestão do delegado de Polícia Civil, Walter Prado, que nos governos de Jorge Viana (1999-2006) comandou uma força tarefa e os índices de violência tiveram redução.

“São temas que esta Casa terá que discutir e se aprofundar. Não podemos fechar os olhos diante do que estamos vivenciando. Estou com saudades do policial Albion e do nosso delegado Walter Prado, que chefiou a Força Tarefa. Nossos gestores precisam sair dos gabinetes e vivenciar o que a população está passando”, frisa.

O parlamentar citou, ainda, casos de empresários que tiveram seus empreendimentos assaltados nessa onda de violência. Ele pontuou que a Móveis Gazin estuda a possibilidade de fechamento das unidades no Estado.

“A Agroboi foi assaltada há 50 metros de uma delegacia. O seu Mário Gazin está pensando na possibilidade de tirar a sua empresa do Acre. ”, disse o deputado cristão.

O parlamentar afirmou que o Estado vive um caos, não somente na Segurança Pública, mas também na Educação e na Saúde. “Este momento é de caos em todas as áreas, na Saúde, Educação e Segurança. Na semana passada a UPA do Tucumã passou a semana sem um médico. Na Educação, eu tenho andando em algumas escolas e visto algumas coisas que me preocupam”, ratifica.

Encerrando seu pronunciamento, Eber Machado apresentou requerimento pedido a criação da Frente Parlamentar de Infraestrutura Viária e Mobilidade Urbana, que tem como objetivo acompanhar, elaborar e sugerir projetos que visam o melhoramento da mobilidade e da infraestrutura, tanto em âmbito estadual, quanto em apoio aos municípios.

José Pinheiro
Agência Aleac