loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Luiz Gonzaga fala sobre encontro do Parlasul e diz que Acre pode colaborar no combate ao zika vírus

gonzaga160316O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) ressaltou na sessão desta quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o encontro de parlamentares do Mercosul (Parlasul), que aconteceu no início da semana, em Montevidéu, Uruguai. Ele frisou que o principal tema debatido foi o combate ao zika vírus na América do Sul.

Na oportunidade, o deputado acreano citou que os técnicos do Ministério da Saúde do Brasil informaram que o governo federal enviará repelentes a todos os Estados para atender as grávidas e crianças até sete anos. Nesse sentido, ele ressaltou a importância da destinação de recursos para financiar os estudos do pesquisador da Universidade Federal do Acre, Alceu Costa, sobre o uso da citronela no combate ao mosquito Aedes aegypti.

“O repelente da citronela não prejudica a saúde. Os repelentes que não são feitos de plantas trazem uma carga de metais pesados ao corpo. A citronela elimina as larvas e o mosquito”, pontuou.

Luiz Gonzaga afirmou que a pesquisa já conta com o apoio da deputada federal Jéssica Sales (PMDB), que garantiu R$ 500 mil em emendas parlamentares. A ideia é utilizar recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem).

“Já temos R$ 500 mil em emendas da deputada Jessica Sales (PMDB). Peço à bancada governista para trabalhar a viabilização desse projeto. Eu tenho certeza que irá ajudar muito na economia do nosso Estado. É um produto natural e além disso ajudará milhares de famílias. É um projeto muito importante, que deve receber uma atenção maior”, argumenta.

O deputado tucano comentou o discurso do deputado Raimundinho da Saúde (PTN) que teria denunciado superfaturamento em materiais destinados à Saúde. Gonzaga demonstrou preocupação com a informação e pediu uma investigação por parte do Ministério Público Estadual.

“Hoje eu vi no discurso do deputado Raimundinho da Saúde algo que me preocupou muito. A Secretaria de Estado de Saúde pagando quase 20 vezes mais o valor de um produto. Isso é um absurdo. Por isso que faltam medicamentos e materiais nos hospitais e os médicos estão entrando em greve porque não tem como trabalhar. Estão comprando produtos superfaturados. Há uma real necessidade de que o Ministério Público faça as devidas investigações para apurar. São milhares de famílias sofrendo”, finalizou.

José Pinheiro
Agência Aleac