loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Membros da União de Parlamentares Sul-americanos e do Mercosul visitam Aleac

Membros da União de Parlamentares Sul-americanos e do Mercosul (UPM) estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (10) com o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Manoel Moraes (PSB), para convidar os parlamentares acreanos a comporem a entidade.

O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) acompanhou a visita dos deputados estaduais Francisco Souza, do PSC do Amazonas, e Rodrigo Minnoto, do PDT de Santa Catarina, além do coordenador da UPM, Flavio Monteiro, ao Parlamento acreano.

Na oportunidade, Flávio Monteiro disse que a ideia é fortalecer o Parlamento estadual brasileiro e, nesse sentido, a busca por apoio das assembleias legislativas tem sido uma luta diária da instituição. “A ideia é fortalecer as Assembleias para as discussões dos temas pertinentes em cada região. E a Assembleia do Acre também é fundamental nesse processo”, ressalta.

Já o primeiro-secretário da Aleac, deputado Manoel Moraes (PSB), disse que o Parlamento do Acre está “de portas abertas para tudo aquilo que fortaleça o Legislativo enquanto instituição”, destaca.

Ele assegurou que se reunirá com o presidente Ney Amorim (PT), que cumpria agenda externa no momento do encontro, para debater o assunto. Acrescentou, também, que a parceria é fundamental para o estreitamento das relações com os países sul-americanos.

“O nosso mercado é com os países andinos. Então, tudo que for para fortalecer o Parlamento estaremos apoiando”, dissertou.

Rodrigo Minotto defendeu a união das assembleias para somar forças no sentido de aprovar no Congresso Nacional, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata sobre o Pacto Federativo. A matéria estabelece que a lei não imporá nem transferirá qualquer encargo ou a prestação de serviços aos estados, Distrito Federal ou aos municípios sem a previsão de repasses financeiros necessários ao seu custeio.

José Pinheiro
Agência Aleac