Homenageando as mulheres acreanas, Aleac realiza sessão solene

sessmulher100316 A semana foi de homenagem às mulheres na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Nesta quinta-feira (10), o Poder Legislativo realizou uma sessão solene para saudar as mulheres acreanas. Na última terça-feira (8), o presidente Ney Amorim (PT) destacou as colegas de Parlamento ao repassar a condução dos trabalhos legislativos. Na oportunidade ele citou a importância das mulheres para a construção de uma sociedade mais justa.

“Quero parabenizar todas as mulheres do Acre, em especial as servidoras desta Casa, são elas que fazem o Legislativo ser melhor para todos os acreanos. Saúdo também as nossas bravas e combativas deputadas, que com sensibilidade e amor nos ajudam a fortalecer este Parlamento”, disse Ney Amorim.

A primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, salientou que os dias atuais são de transformação e destacou algumas conquistas alcançadas pelo movimento feminista. “Hoje observamos o movimento das mulheres em todos os sentidos. No mundo empresarial, no mundo das escolhas, no mundo das profissões. Neste movimento, ao longo da vida, gastamos muita energia”, frisa.

Já a deputada Leila Galvão (PT) falou também dos avanços obtidos nos últimos anos. Ressaltou que nos governos petistas as políticas públicas em defesa das mulheres foram firmadas. “Cada uma lutou muito para se firmar nessa sociedade que era tão machista. De lá para cá as mulheres têm ocupado gradativamente vários espaços dentro dos poderes. A violência a cada dia vai diminuir devido às políticas públicas em defesa da mulher. Precisamos reconhecer esse esforço do ex-presidente Lula, da presidente Dilma”, acrescenta.

A deputada Doutora Juliana (PRB) enfatizou que as mulheres descritas na Bíblia fortalecem as mulheres dos dias atuais para continuarem a sua jornada. “Desde a fundação do mundo, Deus já tinha o olhar voltado para a mulher. As mulheres bíblicas nos inspiram para continuar a nossa luta. Grande foi a preocupação de Deus quando, no início, formou tudo, mas o homem estava triste. Então ele criou a mulher”, pontua.

A juíza da Vara de Proteção à Mulher, Shirlei Hage, frisou que o Poder Judiciário acreano tem dado celeridade às medidas protetivas. Entretanto, nem todas as mulheres vítimas de violência denunciam os agressores.

“Estou feliz pela homenagem às mulheres e gostaria de trazer um pouco do papel que o Judiciário tem desempenhado. Nós lutamos a cada dia para que essa violência seja minimizada e o agressor receba a devida pena. Procuramos dar também a medida protetiva quando nos chega o pedido”, destaca.

A representante do Movimento de Mulheres Negras, Ana de Oxum, agradeceu ao deputado Jenilson Leite pela homenagem. “Obrigado, deputado Jenilson, por nos honrar com esta homenagem às mulheres acreanas”, ressalta.

O deputado Eber Machado (PSDC) disse que a violência praticada contra as mulheres é proveniente de uma sociedade que ainda não compreendeu a importância da mulher. O parlamentar homenageou todas as mulheres acreanas em nome de sua genitora.

“É com muita honra que recebemos o Dia Internacional da Mulher. Sem elas não somos nada. Queria homenagear a minha mãe. Mãe de nove filhos, lutou muito para nos educar. Em nome da minha mãe quero parabenizar todas as mulheres. Vocês mulheres tem o dom mais especial de todos: o dom da vida”, disse Machado.

O autor do requerimento, deputado Jenilson Leite (PCdoB), foi breve nas palavras. Disse que a Aleac não poderia se furtar de homenagear as mulheres acreanas. Ele citou que cada mulher tem sua importância na sociedade em que está inserida.

“Quero dizer que esta Casa tem um papel fundamental na vida dos acreanos e não poderia deixar de trazer aqui as mulheres brancas, negras e índias. Cada uma com sua luta, sua história, seu exemplo para a sociedade”, disse o deputado comunista.

José Pinheiro