“Se eleito deputado federal defenderei que a Reforma Política seja a mãe das reformas”, diz Tchê

tche160914O terceiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado José Luis Tchê (PDT), disse em pronunciamento na sessão desta terça-feira, 16, na tribuna do Parlamento acreano, que está na hora dos parlamentares discutirem não só a questão eleitoral, mas uma reforma política como um todo. Segundo o parlamentar, uma nova constituinte deve ser convocada estabelecendo novas regras, reformulando inclusive a questão do suplente de senador e dos vices.

“Se eleito como deputado federal irei defender uma reforma política como um todo. Não podemos mais ficar sem saber as regras eleitorais um ano antes das eleições. Precisamos discutir a questão do suplente de senador. Acabando com o suplente, quem vai assumir? Talvez o deputado federal mais votado do partido. Precisamos repensar a situação dos vices: vice-prefeitos, vice-governadores, vice-presidente. Olha a situação em Goiás. O presidente da Assembleia assumiu o Governo do Estado”, complementou.

Para o deputado o vice precisa ter votos para se eleger. “O vice na verdade não tem voto e precisava ter. A população precisava dizer ‘meu vice é esse’. Então, nada mais justo que o presidente do Poder Legislativo assuma quando o chefe do Executivo estiver ausente. Essa figura de vice, na minha avaliação de parlamentar poderia ser discutida em uma reforma política”, complementou.
Outro assunto que Tchê defenderá se for eleito como deputado federal é uma eleição unificada. Para ele vereadores, deputados estaduais, governadores e prefeitos deveriam se eleitos de uma vez só.  “Por que temos uma eleição a cada dois anos? Por que não pode ser uma eleição unificada? Teríamos eleições para vereador, prefeito, deputado estadual e governador de uma só vez. E, depois, uma eleição para deputado federal, senador e presidente da República. Acho que seria bem mais justo do que está sendo posto hoje”, afirmou.

Mircléia Magalhães