loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique pede celeridade na contratação de médicos para atender as UPAs

eliane090316A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) pediu durante a sessão desta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), celeridade na convocação de médicos para atender nas Unidades de Pronto Atendimento do Estado. Ele criticou a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) por burocratizar o processo de contratação.

“Não aguentamos mais a burocracia para contratar os médicos que foram aprovados no concurso. Isso é urgente. Espero que a Sesacre seja mais ágil e eficiente. Os poucos médicos que existem estão sobrecarregados”, disse a parlamentar.

Sinhasique disse, ainda, que vem recebendo inúmeras ligações de pacientes em busca de atendimento nas UPAs. Ela frisou que em visita a UPA do Tucumã ficou constatada a falta de médicos para atender a população.

“Por falar em Saúde, eu não sei se o telefone de vocês está tocando tanto quanto o meu em relação ao atendimento nas UPAs do Tucumã, Baixada e Segundo Distrito. Estive na UPA do Tucumã e de fato não há médicos. Faltam médicos para atender a nossa população. Os que estão trabalhando nesses locais atendem apenas os casos de urgência e emergência, enquanto que os casos de dengue, chikungunya e zika eles não estão atendendo”, pontua a peemedebista.

Ela alertou quanto ao aumento de casos de dengue e doenças relacionadas ao Aedes aegypti. Segundo ela, a prefeitura de Rio Branco precisa fazer o recolhimento de entulhos, sistematicamente, para evitar o surgimento de novos criadouros. Outro ponto questionado por Sinhasique é o atendimento dispensado nos postos de saúde em relação a atenção básica de saúde.

“Ficam num empurra-empurra que o nosso povo não aguenta mais. Mandam as pessoas procurarem os postos de saúde, mas os médicos que estão trabalhando nos postos só atendem com consulta agendada. A questão da dengue está muito séria em Rio Branco. Quando teve aquele surto de dengue em Cruzeiro do Sul culparam o Vagner Sales. Não estamos vendo o recolhimento de entulhos sistemático em Rio Branco”, ressalta.

José Pinheiro
Agência Aleac