loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Constituição e Justiça da Aleac aprova PL que insere temática das hepatites no currículo escolar

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou na manhã desta terça-feira (8) o projeto de lei de autoria do deputado Heitor Júnior (PDT) que dispõe sobre a inserção, como tema transversal, da temática hepatite no currículo escolar na rede pública e particular de ensino do Estado.

A relatora da proposta na Comissão, deputada Eliane Sinhasique (PMDB), disse em seu parecer que as hepatites devem ser uma preocupação, tendo em vista que mais de 60% dos acreanos são portadores do vírus dessa doença. Sinhasique frisa, ainda, que a iniciativa do parlamentar pedetista é ‘louvável’.

“A iniciativa do deputado é salutar, pois tem o objetivo de esclarecer para a população a gravidade da doença, as formas de contágio e o tratamento”, diz parte do parecer.

Já o deputado Heitor Júnior, aprovou e disse que o objetivo é fortalecer o combate às hepatites. Para ele, a inserção de palestras e oficinas no âmbito escolar ajudam a conscientizar a sociedade quanto aos riscos que a doença representa para as pessoas.

“Esse projeto é importante para a sociedade. E é na escola que conscientizamos as pessoas. Estamos na luta de combate às hepatites e não vamos desistir. O nosso mandato é uma causa”, pontuou.

O presidente da CCJR, deputado Jenilson Leite (PCdoB), parabenizou o colega e os demais membros pela aprovação da matéria. Disse ainda que a mesma é fundamental para o fortalecimento das ações de combate às doenças hepáticas.
A proposta também foi aprovada pelo plenário da Casa e agora segue para sanção governamental.

José Pinheiro
Agência Aleac