loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Saúde da Aleac discute com secretário Gemil Júnior situação do Pronto Socorro de Rio Branco

comsaugemil020316A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) se reuniu na tarde desta quarta-feira (2) com o secretário de Estado de Saúde, Gemil Júnior, e o secretário adjunto Irailton Lima. Na pauta diversos assuntos, entre eles a visita na última segunda-feira (29) ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) feita pela Comissão.

O presidente da Comissão, deputado Raimundinho da Saúde (PTN), fez um relato da atual situação em que se encontra o maior hospital de urgência e emergência do Estado. O parlamentar acrescentou, ainda, que a unidade encontra-se com superlotação e com déficit de profissionais, sendo necessária a convocação de novos servidores.

“O que constatamos ali é uma superlotação e a falta de profissionais. Para se ter uma ideia, são apenas duas funcionárias para fazer a entrega das refeições para o hospital inteiro. Tem uma série de problemas de cunho administrativo, que poderiam ser resolvidos”, considerou o deputado trabalhista.

Já o deputado Heitor Júnior (PDT) frisou que, apesar do governo do Estado investir em Saúde além do previsto, os recursos precisam ser melhor geridos. “Precisamos verificar a redistribuição desses recursos. A ideia aqui é que possamos caminhar juntos. Não podemos fazer politicagem com a Saúde”, ressalta.

O deputado Nelson Sales (PV), que é membro da Comissão , contou um caso especifico que acontece em Sena Madureira. Segundo o parlamentar, o estoque de alimentos no Hospital João Câncio Fernandes está acabando e os pacientes e servidores correm o risco de ficarem sem as refeições que são disponibilizadas na unidade.

“Em Sena hoje acabou a comida. Não tem comida nem para os pacientes, nem para os funcionários. Preciso de uma posição urgente. Outro problema que temos lá é a falta de cozinheiros. O trabalhador em Saúde é apaixonado pelo trabalho, mas precisa de um suporte”, argumenta Nelson Sales.

Voltando a tratar da questão do Pronto Socorro de Rio Branco, o deputado Jenilson Leite (PCdoB) pediu ao novo secretário de Saúde uma atenção maior aos profissionais da emergência clínica. O parlamentar questionou, ainda, a possibilidade da descentralização dos recursos da Saúde. Para ele, a medida traria eficiência na resolução dos problemas nas unidades.

Já o deputado Chagas Romão (PMDB) questionou o TFD, principalmente em relação aos casos de problemas oftalmológicos. Respondendo ao questionamento do parlamentar, o secretário adjunto Irailton Lima assegurou que o Estado estuda licitar o serviço para garantir um melhor atendimento.

“A fila do TFD cresceu muito para retina ocular, isso porque os hospitais fora do Estado não abrem vagas e o paciente só é encaminhado quando se tem a vaga. Então, vamos licitar o serviço de retinoplastia para ser feito aqui”, disse Irailton Lima.

Finalizando a reunião, o secretário Gemil Júnior afirmou que as demandas apresentadas pelos parlamentares serão analisadas no sentido de buscar as soluções para cada caso.

José Pinheiro
Agência Aleac