loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão da Aleac visita Maternidade Bárbara Heliodora e conhece ações desenvolvidas pela unidade

visitmatern020316Uma comissão da Assembleia Legislativa do Acre composta pelas deputadas Leila Galvão (PT), Doutora Juliana (PRB) e Eliane Sinhasique (PMDB) visitou na manhã desta quarta-feira (2), as dependências da Maternidade Bárbara Heliodora.

A deputada Leila Galvão (PT) frisou que o atendimento tem sido satisfatório e que as demandas existentes estão sendo solucionadas pela direção da maternidade. Ela pontuou que não se pode transmitir uma sensação de insegurança para as pacientes que buscam a unidade. “A situação não é de pânico. Os problemas estão sendo resolvidos pela direção da maternidade”, disse a parlamentar.

Já a deputada Doutora Juliana (PRB) acrescentou que “apesar” dos problemas vividos pela unidade, as mães estão satisfeitas com o atendimento. “Durante a visita conversei com algumas pacientes e elas me disseram que estão satisfeitas com o atendimento que estão recebendo. Não recebi nenhuma reclamação das mães com que conversei, elas tinham sido bem atendidas e estavam felizes com os seus bebês”, disse.

Segundo a direção do hospital, a atenção básica dos municípios tem ‘pecado’ e precisa fortalecer os programas de pré-natal. A cada ano a unidade tem sofrido com a alta demanda. O crescimento é estipulado em 15% ao ano. Nesse sentido, a Maternidade Bárbara Heliodora precisa ser ampliada.

Quanto à falta de equipamentos, foi repassado pela gerente geral da Maternidade, Rossana de Oliveira, que esta demanda está na fase licitatória. Entre os equipamentos que estão sendo adquiridos estão monitores para atender a UTI neonatal, que atualmente conta com 20 leitos, podendo chegar a 27 em dias de pico.

A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) falou que a intenção da visita é ajudar a administração e não prejudicá-la. “A nossa intenção é identificar o que está faltando. A nossa intenção não é prejudicar ninguém”, pontua.

José Pinheiro
Agência Aleac