loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Luiz Gonzaga destaca relatório do DNIT sobre ponte de Tarauacá e cobra providências do governo

gonzaga020316O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) destacou na sessão desta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o relatório técnico que foi elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para o Acre e Rondônia, que fala das causas reais do desmoronamento que ocorre há vários meses na cabeceira da ponte de Tarauacá. Segundo o relatório, houve erro na hora de construir a ponte.

O deputado cobrou explicações do governo, afirmando que a obra de correção da ponte custará aos cofres públicos um gasto maior que R$ 1,7 milhão. “Isso é um absurdo. Se essa ponte for interditada findaremos com o tráfego de veículos na rodovia e o abastecimento dos municípios do Juruá ficará prejudicado. A verdade é que ninguém resolve o problema, o Deracre diz que a responsabilidade é do DNIT e vice-versa. A ponte do PT foi feita para não funcionar”, disse.

Luiz Gonzaga relatou que a ponte foi construída no lugar errado e que faltou atenção dos técnicos às mudanças que o leito do rio vinha apresentando nas últimas décadas. “Os técnicos do DNIT disseram que a ponte, que está localizada numa curva, deveria ter sido construída no outro extremo do rio, a alguns metros, o que levaria a um desvio num dos trechos da rodovia federal, antes de entrar no perímetro urbano do município. A recuperação da ponte deve ser feita o mais rápido possível”, enfatizou.

O parlamentar falou ainda dos protestos que moradores e comerciantes daquela região têm feito temendo o fechamento da BR-364. “O governo está ignorando as manifestações dos comerciantes, está agindo de forma desrespeitosa com a população. No fim das contas todos nós vamos ficar no prejuízo”, complementou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac