loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jesus Sérgio sugere que governo aliene maquinários do Deracre que estão abandonados

jesus020316O deputado Jesus Sérgio (PDT) apresentou na sessão desta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), indicação ao governo do Estado sugerindo que seja realizada a alienação de maquinários pertencentes ao Deracre em todo o Estado do Acre. O parlamentar relatou que os maquinários se encontram a céu aberto, sendo destruídos pela ação do tempo e pela falta de manutenção.

“Peço que o Poder Executivo aliene as máquinas pertencentes ao Deracre em todo o Estado, que se encontram a céu aberto sendo destruídos pela ação do tempo. Vale ressaltar que é dever deste Poder zelar pelo patrimônio público e fazer valer o bom funcionamento de bens e serviços. Tal atribuição não tem sido cumprida em sua plenitude”, disse.

Segundo o deputado, a indicação visa apresentar formalmente denúncia que pode ser comprovada por fotos, em anexo, da deterioração e depredação do bem comum. “Em Tarauacá, por exemplo, foi constatado que maquinários e equipamentos estão expostos a ação do tempo e sem condições de funcionamento. As máquinas estão com as peças danificadas e ausência de insumos básicos como lubrificantes e combustíveis, dificultando, assim, os trabalhos a serem desenvolvidos naquela localidade”, enfatizou.

Jesus Sérgio apresentou também requerimento ao Secretário Estadual de Educação (SEE/AC), Marco Brandão, solicitando a relação completa de obras e serviços de recuperação e manutenção a serem executadas e, em curso, pela SEE/AC nas escolas de todo o Estado do Acre, no período de 2015/2018. Os prazos de início e conclusão das referidas obras e serviços e os valores orçamentários e/ou convênios relativos a cada investimento também foram solicitados pelo deputado.

“Como presidente da Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação do Poder Legislativo, vi a necessidade de fiscalizar e acompanhar os serviços de obras e serviços no âmbito escolar e demais setores públicos. Espero que o secretário atenda minha solicitação e envie a relação contendo todas as informações que foram requeridas”, complementou.

Para concluir, Jesus Sérgio comentou o relatório técnico elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para o Acre e Rondônia, que explica as reais causas do desmoronamento que ocorrem há vários meses na cabeceira da ponte de Tarauacá. Para os especialistas, houve erro na hora de construir a ponte e a correção da mesma custará aos cofres públicos um gasto maior que R$ 1,7 milhão.

“Não é de hoje que o DNIT joga a responsabilidade para o Deracre e vice-versa. Temos que parar de procurar um culpado e reparar imediatamente o erro que foi detectado pelos especialistas. A BR-364 é fundamental para a população do Vale do Juruá”, ressaltou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac