loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Nicolau Junior cobra do governo investimentos nos hospitais do Juruá

DEP NICOLAU JUNIORNa sessão desta quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Nicolau Júnior (PP), cobrou do governo do Estado investimentos nas Unidades de Saúde do Vale do Juruá. Segundo o parlamentar, no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul, falta manutenção em uma série de equipamentos e no serviço de atenção ao recém-nascido.

O hospital também é carente de profissionais. Apenas um pediatra fica de plantão, responsável pela atenção na UTI neonatal, sala de parto e pela visita aos recém-nascidos, de acordo com o deputado.
“Peço que o governo tenha mais atenção com hospitais do Vale do Juruá. Na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), da Unidade de Saúde de Cruzeiro do Sul, por exemplo, só existe um ventilador mecânico, usado no auxílio da respiração dos bebês. Fiquei mais preocupado ainda ao saber que aquela unidade não dispõe de aparelho de eletrocardiograma, existe apenas um leito aquecido e uma incubadora de transporte não possui cilindro de oxigênio”, relatou.

O deputado questionou o fato daquele hospital ficar totalmente submisso à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). De acordo com ele, a maioria dos equipamentos da unidade precisa ser deslocada para Rio Branco para a manutenção. “Se qualquer aparelho daquele hospital quebra, é necessário que um ofício seja encaminhado à Sesacre solicitando a manutenção. Esse processo é demorado o que acaba atrapalhando o atendimento no hospital”, explicou.

Nicolau Junior defende que aquela Unidade de Saúde tenha orçamento próprio para não depender mais da Sesacre. “O hospital de Cruzeiro do Sul não pode continuar submisso à Secretaria de Estado de Saúde. Binho Marques, quando governou o Acre, fez essa distribuição de recursos de uma maneira justa. Na época, cada hospital tinha sua própria verba, inclusive, para fazer a manutenção dos seus aparelhos. Peço que o novo Secretário de Saúde analise a situação e resolva esse problema”, complementou.

Para concluir, o deputado pediu que a Comissão de Saúde do Poder Legislativo apure o caso.