Deputado Daniel Zen destaca entendimento entre sindicato dos professores e governo

IMG_3507Na sessão desta terça-feira (23) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) o líder do governo, deputado Daniel Zen (PT) destacou o entendimento que houve entre os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac) e a equipe de negociação do governo com relação ao aumento salarial.

Segundo o parlamentar, o processo de negociação com os profissionais da educação seria realizado apenas no mês de maio, mas foi antecipado pelo governo para o mês de janeiro. Ainda de acordo com ele, diferente do ano passado, a conversa entre os representantes e a equipe do governo foi bem mais “harmônica e tranquila”, afirmou.

“Em virtude de tudo o que ocorreu no ano passado, alguns desentendimentos que resultaram, inclusive, em greves, o governo antecipou as negociações com os representantes dos sindicatos da educação. O bom disso é que tanto a equipe de governo quanto os sindicatos conversaram de maneira mais tranquila e chegaram a um consenso. Após apresentarem suas propostas e analisarem os dados das receitas de arrecadação de tudo que integram os 25% dos gastos da Educação, ontem, ambos chegaram a um entendimento”, disse.

O deputado explicou que a proposta que, anteriormente, era de elevar o percentual em 25% foi acordada entre as partes em 19.48% para professores. Com isso, um educador, no início de carreira, que ganha hoje R$ 2.010,00 passará a ganhar R$ 2.402,00 em 18 meses. Os professores provisórios também foram lembrados na proposta do Sinteac e terão reajuste no mesmo percentual, assim como os aposentados e os da paridade.

“O sindicato também avançou quanto ao percentual que institui o piso dos funcionários de escola, que saiu de 11.48% (sugerido pelo Sinproacre e o Sintae) para 23.75%. Tudo foi devidamente acordado entre o sindicato e a equipe de governo de maneira inteligente. Quero parabenizar o bom senso dos sindicatos bem como da equipe administrativa e financeira do governo”, ressaltou.

Daniel Zen explicou ainda que de acordo com a proposta, o percentual dos professores seria pago em três parcelas, sendo a primeira em janeiro de 2017, a segunda em agosto de 2017 e a última em março de 2018. O piso dos funcionários administrativos teria sua concretização da seguinte forma: primeira parcela em janeiro de 2017, a segunda em setembro de 2017 e a terceira em julho de 2018.

Recuperação da avenida Marinho Monte

Quanto à recuperação da Avenida Marinho Monte, em Brasiléia, Daniel Zen disse que o governador estaria sendo procurado por empresários para fazer a obra. Ainda, segundo ele, o prefeito daquele município teria gasto parte dos recursos que seria destinado à obra.

“O Dnit anunciou o avanço das obras da recuperação da Avenida Marinho Monte e o prefeito de Brasiléia se chateou com isso. O pedido do avanço das obras foi feito ao governador Tião Viana pela população daquela cidade e por um grupo de empresários de Brasiléia. A verdade é que o prefeito gastou boa parte do dinheiro da obra. A culpa é do prefeito que não sabe sequer fazer um cronograma de uma obra”, concluiu.