loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Raimundinho da Saúde denuncia falta de material para próteses em oficina ortopédica do Estado

RaimundinhoO deputado Raimundinho da Saúde (PTN) denunciou durante seu pronunciamento na manhã desta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a falta de materiais para a confecção de próteses na oficina ortopédica que funciona dentro do Hospital das Clínicas do Acre.

“Ontem visitei a oficina ortopédica. Temos ali o único setor que confecciona próteses para que as pessoas com dificuldade de locomoção possam trabalhar, estudar e ter uma vida social com mais dignidade, porém, há um ano, praticamente, faltam materiais naquele local”, disse o parlamentar.

Raimundinho da Saúde explicou que manteve contato com a administração do Hospital das Clínicas e foi informado que houve cortes devido à crise econômica que afeta o país. O deputado pediu prioridade para o setor. “Eu pedi prioridade. Um cadeirante sem uma cadeira de rodas, sente-se um deficiente. Uma pessoa com sua prótese passa a ter dignidade. Vou continuar buscando que esse setor seja prioritário. Não podemos discriminar ainda mais quem já é discriminado pela sociedade”, afirma.

Já na Explicação Pessoal, o parlamentar falou, ainda, sobre a entrada de alimentos nas unidades hospitalares. Ele frisou que os pacientes seguem uma dieta especificada por nutricionistas, não sendo permitida a entrada de alimentos não autorizados, isso porque essa medida poderá causar danos à saúde do paciente.

“A questão da alimentação nos setores de saúde tem um regulamento. O paciente, quando está internado, deve seguir uma dieta. Os acompanhantes levam alimentos inadequados para pacientes com certas patologias que podem causar uma piora no seu tratamento”, disse Raimundinho.

Tratando ainda sobre Saúde, o deputado trabalhista disse que o governo do Estado estuda uma convocação para o final do mês de março. “Estamos desde dezembro em rodadas de negociação e levantamentos estão sendo realizados nas unidades de Saúde. Há uma previsão para uma convocação para o final do mês de março”, reitera.

O parlamentar encerrou seu discurso comentando sobre Segurança Pública. Ele defendeu uma revisão no Código Penal e a redução da maioridade penal.

“A Polícia do Estado do Acre faz o seu papel. As nossas leis são muito brandas. Se aqui no Brasil tivéssemos leis mais severas, o bandido pensaria duas vezes antes de entrar nas residências. Enquanto não houver a redução da maioridade penal, continuaremos apenas no discurso”, disse.

José Pinheiro

Agência Aleac