loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Moisés Diniz frisa que precatórios podem ser pagos por meio de carta habitação

moises020914O deputado Moisés Diniz (PCdoB) apresentou um projeto de lei na sessão ordinária desta terça-feira, 2, que torna o pagamento de precatórios por parte do governo do Estado aos servidores públicos, em carta de crédito habitacional. Por meio dela, o funcionalismo poderá financiar a compra da casa própria ou a reforma do imóvel. Segundo o parlamentar comunista, isso não sufocaria os governos a serem obrigados a pagar uma dívida que implicaria no Orçamento do Estado.

Ele lembrou que os precatórios nem sempre são pagos ao funcionário autor da ação, mas, sim, uma ação que é paga aos descendentes. “Precatórios no Brasil virou sinônimo de recursos para os netos. Os estados e os municípios não têm como pagar. Há pessoas na Saúde que têm para receber de precatórios quase R$ 1 milhão”.

Moisés disse que a ideia é vender essas dívidas para os bancos e estes converteriam como carteira de crédito de habitação. “Ele receberia todo, mas como crédito de carteira habitação para comprar uma casa. O Estado pagaria esse valor em 10, 15 ou 20 anos”, destacou.

O deputado frisou que o projeto está aberto a receber emendas e que até ao final desta legislatura o mesmo deve ser levado ao plenário da Casa. “Ele pode sofrer adequações e emendas, mas a ideia é essa. O governo não ficaria no sufoco tendo retirar de um orçamento que não existe”.