loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Estudantes peruanos visitam a Assembleia Legislativa

estperuanos260814O 2º vice-presidente da Aleac, deputado Jamyl Asfury (PEN), suspendeu a sessão desta terça-feira, 26, após o Pequeno expediente para receber a comitiva peruana composta por 75 estudantes, pais e professores do Colégio Fermín Tanguis. Eles vieram ao Estado com o objetivo de estreitar as relações econômicas, sociais, políticas, culturais e linguísticas entre Brasil e Peru. A comitiva ficará na capital acreana até o dia 29, neste período o grupo cumprirá uma agenda que envolve uma visita à Cidade do Povo, ao Sítio Histórico Quixadá, Memorial dos Autonomistas e ao Palácio do Governo.

Em pronunciamento na tribuna o cônsul geral do Peru, Félix Germán Vásquez, agradeceu a atenção e acolhida dos deputados estaduais ressaltando que os estudantes peruanos são sempre bem recebidos pelo povo do Acre.

comperuana260814“Essa troca de experiências culturais e socioeconômicas é muito importante tanto para os alunos acreanos quanto para os peruanos. Em setembro do ano passado, um grupo de 32 alunos acreanos da escola José Rodrigues Leite (JRL) realizou um intercâmbio no Peru e agora os estudantes peruanos resolveram fazer o mesmo e estão muito felizes por estarem aqui”, disse.

O deputado Geraldo Pereira (PT) saudou a comitiva peruana ressaltando que o Brasil ajudou a construir a rodovia Transoceânica, a Carreteira. Segundo ele, a obra encurtou a distância e facilitou ainda mais a integração entre acreanos e peruanos.

“O Peru se dedica muito à educação. Eu sempre falo que nós só teremos desenvolvimento sustentável através do conhecimento. No Brasil também estamos nos esforçando para atingir a nota 6 no IDEB até 2020, só assim nossos jovens estarão verdadeiramente prontos para absorver o conhecimento acadêmico”, ressaltou.

O deputado Denílson Segóvia (PEN) destacou a importância da troca de experiências acadêmicas entre os alunos peruanos e acreanos. “Essa integração estudantil enriquece ainda mais nossos conhecimentos. O aprendizado e o conhecimento abrem todas as portas do mundo, os irmãos peruanos em solo brasileiro se tornam brasileiros e nós em solo peruano nos tornamos peruanos”, afirmou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac